Telmo e as alucinações

Telmo Correia quer equiparar os manifestantes nas galerias do Parlamento, aos hooligans desportivos, impedindo-os de assistir aos trabalhos parlamentares por determinado período.

O deputado Telmo Correia não terá bem percebido no rídiculo da situação e da infantilidade de racicíonio com que brindou todo um país.

Em primeiro lugar, não devem existir, muitos portugueses, que assistam aos trabalhos parlamentares, ou melhor que alguma vez tenham enfrentado o dilema de escolher, entre os trabalhos parlamentares e os treinos dos juniores de um clubezeco lisboeta qualquer.

Por muitas razões e a primeira salta à vista de todos, à hora que os trabalhos começam, os portugueses que têm emprego, estão exactamente a trabalhar. Os outros nos jardins a jogar às cartas. Isto porque o sistema político se afastou dos seus eleitores.

Em segundo lugar, comparar, os manifestantes no hemiciclo, com os hooligans desportivos, deve ser certamente, um abcesso cerebral que urge ser corrigido.

A Assembleia da República, deve ser um local de respeito, pois é o local onde se tomam muitas vezes as mais importantes decisões para o país. Foi lá que o CDS/PP, por exemplo disse que o

“IVA era um imposto socialmente injusto”

e foi também lá que, quando formando governo, votou a favor do orçamento de estado onde o mesmo IVA já era essencial para a retoma.

O hemiciclo é por si só um local de respeito, onde, os espectadores, devem respeitar o silêncio, ainda que certamente muitas vezes lhes custe, dada a densidade de asneiras por metro quadrado que ali são produzidas. Mas pelo que sei, actualmente existem punições para aqueles que manifestem nos claustros uma conduta não condizente com as regras em vigor, que podem ir até 3 anos de prisão.

Mas Telmo Correia, não se sabe com que motivações, não percebe que desta forma estará a limitar o livre acesso dos cidadãos à Assembleia da República. Nunca na vida pensei em concordar em alguma coisa com os meninos do partido d 'O Avante. A seguir segue-se o quê ? A proibição de estacionar em frente ao Largo do Caldas ? A proibição de manifestações na rua em dias de sessões no Parlamento ? Aos manifestantes prevaricadores é lhes cancelada a assinatura compulsiva do canal Parlamento?

Ao contrário dos manifestantes na Assembleia, que por vezes, não respeitam o lugar onde se encontram, são os próprios deputados, que começam por não respeitar a Assembleia da República. Deputados que falham as sessões quase de uma forma contínua. Deputados houve que assinaram livros de ponto para meia hora depois serem apanhados na Portela a apanhar aviões para Londres. Deputados há que vão a feiras de enchidos e depois dizem que estiveram a trabalhar pelo Desenvolvimento Regional. Deputados que não permitem quórum nas votações que tal obrigam. Deputados que deixam as decisões do país para ir relatar o Euro-2004?

Na lógica de Pitagóras, perdão Telmo, se os manifestantes são hooligans, os deputados que assumem comportamentos acima referidos são equiparados a quê ?

No dia que o Telmo vir um hooligan pela frente perceberá que o mais radical dos manifestantes de um qualquer sindicato não passa, com o devido respeito, de um mero agitador de bandeiras.

Depois, caro Telmo, para quem vem de longe, o bilhete de circo é sempre mais barato, lá na aldeia.

Não tenho dúvidas que no futuro, ao lado da palavra plasticina, num qualquer dicionário de sinónimos, surgirá CDS/PP.

Publicado por António Duarte 13:30:00  

0 Comments:

Post a Comment