A informação que conta vem sempre de fora


Para perceber melhor o que se passa com a AIG, vale a pena ler o que se escreve nos USA. Por cá, a informação é dispersa, não se explicam estes fenómenos ao vulgar cidadão e os especialistas que vão às tv´s e escrevem nos jornais, não se dignam explicar a leigos o que eles mesmos por vezes não entendem.

Os especialistas explicadores de tv e jornal, falam entre si, em termos de economês e com dificuldades em passar uma mensagem clara e perceptível por quem os ouve.

Os entrevistadores e responsáveis editoriais, insistem em convidar sempre os mesmos ou quase, mesmo que pouco fiquem a perceber sobre o que dizem, no contexto em que o fazem.

A informação deste tipo em Portugal, mesmo noutras áreas, parece vogar sempre numa nuvem etérea de mistérios e revelações, apenas ao alcance de uns iluminados que ainda por cima, nada iluminam.

É um drama grave e constante, extensível a quase todos os sectores e revelador, da nossa dificuldade infinda com a aprendizagem de conceitos basilares sobre os mais diversos assuntos.


Dificilmente aparece um divulgador e explicador que além de entender os fenómenos os saiba explicar devidamente a quem ouve ou vê.

E depois, queixam-se todos muito, da iliteracia. Como se a escola fosse o único lugar de aprendizagem e os media estivessem fora do alcance dessa obrigação de explanação dos assuntos.



Por isso, mais uma vez, a informação real e valiosa, vem de fora. Por exemplo deste sítio, onde se escreve, para além do mais e que é muito:


Here are 4 items regarding the AIG bailout that are worth thinking about:


1) AIG is the world's biggest insurer. AN uncontrolled bankruptcy would have dramatically exacerbated the current recession -- possibly turning it into a depression;


2) The NY based firm was also a huge Credit Default Swap insurer/underwriter. The tems of CDS require collateral to be posted, depending upon such factors as credit rating and credit spreads;As home prices fell, spreads widened, and companies went down, AIG's collateral requirements went up significantly.


3) Hence, this is more of a liquidity problem than an actual insolvency. This is the first bailout that adhered to Walter Bagehot's dictum "Central Banks should lend freely at a penalty rate;"


4) Moral Hazard, successfully avoided in the Lehman Brothers bankruptcy, was put aside given the massive size of AIG -- if any firm was TBTF -- too big to fail -- it is AIG.


Publicado por josé 12:12:00  

1 Comment:

  1. PJMODM said...
    Chamada da atenção muito importante quanto aos dois pontos:
    - O estado da democracia do rectângulo, revela-se no que (não) é discutido e (não) é esclarecido na esfera pública;
    - A discussão generalizada nos EUA hoje centra-se na maior recessão ou depressão desde 1929. Sendo mesmo o tema central da eleição neste momento (refira-se que a educação também está omnipresente e nenhum dos lados se refere às taxas de passagem, administrativa ou outra, como dado relevante).

    Acrecente-se que mesmo na Fox News o tema é tratado em termos que não se encontram nas televisões portuguesas para as «elites» do sítio (os canais de notícias e a TV2).

Post a Comment