A caminho de 4 de Novembro (XXVII): já começou o assalto final

Faltam 48 dias para as eleições presidenciais nos EUA. Já começou, por isso, o assalto final à Casa Branca.

Depois de Obama ter chegado a uma vantagem de oito pontos (50/42) no final da Convenção Democrata, a escolha de Sarah Palin baralhou os dados e os republicanos passaram para a frente em poucos dias.

Mas o efeito Palin está a esbater-se e as notícias alarmantes do mundo financeiro, dos últimos dias, voltam a dar razões a Barack Obama para atacar a herança de Bush.

A questão é que McCain tem sabido demarcar-se de Bush. Fala, também ele, em mudança. Seria o único candidato republicano com alguma legitimidade para o fazer, dada o seu registo de maverick -- e está a aproveitá-lo ao limite. Com Sarah Palin, McCain também está a conseguir agarrar a base conservadora, que até agora ainda se mantinha pouco mobilizado com McCain.

Resta saber como irá, neste mês e meio decisivo, Barack Obama reagir a estes novos dados. Uma coisa é certa: depois de meses de favoritismo democrata, a eleição presidencial voltou a ficar em deadheat: empate completo.

SONDAGEM IPSOS/MCCLATCCHY:
-- Barack Obama 45%
-- John McCain 45%

Publicado por André 14:53:00  

1 Comment:

  1. Carlos Lobato said...
    Foi por estas razões que me parecia que a opção dos democratas por Hillary seria mais lógica.
    Ou seja, Obama venceu Clinton, mas Obama dificilmente bate McCain.
    Quanto a H. Clinton, esta teria clara vantagem sobre McCain.
    A opção inteligente teria sido deixar Hillary fazer um primeiro mandato, tendo Obama a estagiar como Vice.
    A transição de Bush para Obama parece-me demasiado brusca e terá fortes resistências, mesmo dentro do eleitorado democrata.

Post a Comment