Os eventos da falsidade


Consta que o Governo, particularmente o Ministério da Educação, queria inaugurar o Plano Tecnológico da Educação com pompa de propaganda e circunstância de imagem eficaz. Como diz o PCP, “governo de marketing”. Segundo as televisões de ontem e o 24 Horas de hoje, o "evento" revestiu algumas singularidades de uma vernissage de pura propaganda.

Falso, portanto, porque puxado para o lustro da impressão de momento, publicitando medidas cuja substância deixa muito a desejar.

O Ministério da Educação, pelos vistos, contratou então uma empresa privada de “eventos”, para o acontecimento da apresentação do Plano sair em modo de happening de panegírico à governação.

A empresa privada de serviços de eventos, na lógica própria das telenovelas para crianças, achou que podia resolver a questão em dois tempos e meia dúzia de chamadas telefónicas. Subcontratou outra empresa de activistas de castings. Escolheram actores, figurantes, para encenarem o evento a quem destinaram (propuseram ?)um cachet. Tudo na maior lógica possível, para estes eventos.

O problema surgiu quando os figurantes que apareciam na encenação, disseram em directo que tinham sido contratados a 30 euros, para o papel e se viu que eram…crianças.

A empresa de casting, acha normalíssimo, porque em período de férias, onde é que se vão desencantar crianças em escolas? E “eles” tinham que arranjar crianças…

Pedro Tadeu, do jornal 24 Horas, rasga hoje as vestes em editorial do dia por causa dessa “vergonha”.

A vergonha de Pedro Tadeu, verte-se em poucas linhas: é por causa das criancinhas, que Tadeu se indigna -coitadinhas, que quem já é pecador, sofra tormentos, enfim! Mas as crianças, Senhor, porque lhes dais tanta dor, porque padecem assim?, parece parafrasear o editorialista do jornal de referência.

Pedro Tadeu, dirige um 24 Horas consagrado aos famosos dinheiro e crime, sob o lema da verdade, verdade, verdade, e que tem dado destaque desmedido a actores, actrizes de telenovelas, como Morangos com Açúcar e outras que tal e que empregam criancinhas como actores e figurantes, pagos em cachets superiores aos míseros 30 euros do evento, e que trabalham para decorar e encenar os papéis, com grande gáudio dos paizinhos.

Não obstante, Pedro Tadeu, esventra-se hoje, na indignação por causa da imoralidade do evento. Sim. Da imoralidade. Em primeiro lugar, como é que as criancinhas, assim desta maneira foleira, podem aprender que nem tudo se vende, e nem tudo se compra?, pergunta Tadeu. A comprar ou a ler o 24 Horas, certamente, e a ler os anúncios classificados da secção Relax, por exemplo.

Depois, um outro argumento pesado: uma violência…ideológica. As criancinhas foram ludibriadas, participando numa cerimónia política, sem consentimento informado, da sua parte.

Se fosse em período de aulas, numa sala cheia, o 24 Horas, dava a foto na página um, se por lá aparecesse um personagem dos Morangos. Assim…fica o terceiro motivo de indignação: a ilusão do evento. Um primeiro ministro sorridente, a participar numa farsa é uma obscenidade, para Tadeu que porém, não utilizou o termo. Escreveu que foi tudo uma ilusão, uma mentira e uma violência política.

Quanto a mim, igualzinho ao caso da Casa Pia, tratado à moda do 24 Horas de Pedro Tadeu.

O título da notícia do jornal, na página 11, esse, é um achado moral: “Crianças a 30 euros”.

Na página 33, na secção “Relax”, podemos ver mais este naipe de argumentos morais do jornal de Pedro Tadeu:

Publicado por josé 14:11:00  

6 Comments:

  1. lusitânea said...
    O Pedro Tadeu é um "spetnatz" duma força de elite a trabalhar na clandestinidade no meio capitalista que dirige o seu jornal para derrubar o "sistema" por dentro.
    Pela quantidade de rabos desnudos até deve estar a contribuir para o aumento da SIDA para melhor e mais rapidamente fazer falir o capitalismo
    Mas todos os jornais têm os seus Pedros Tadeus... todos ganham dinheiro com a dilatação do "esfreganço" nacional onde cada um quizer... com direito a brinde por vezes
    Mas botam sentenças acerca da honorabilidade , da ética, da exigência.Uns maus actores...
    Animal said...
    fiquei cheio de vontade de chamar a loira assanhada de cascais para um casting. será que 30 € serão um cachet adequado?
    josé said...
    animal:

    A dita cuja tem o site à vista...
    musaranho-coxo said...
    Junta as moedinhas na porquinha que no sábado ainda podes ter festa

    ";O)))
    Semiramis said...
    Para uma necessária revisão do perfil de Lurdes Martins

    http://asvicentinasdebraganza.blogspot.com/2007/07/tubares-submarinos-e-rmoras.html#links
    MARIA said...
    Caro José, não chego eu aqui agora em defesa de P.T.
    Mas à questão de saber se será a ler P. T. que as criancinhas aprenderão que nem tudo se vende ou compra, ocorreu-me alertar, para doutrina amplamente alicerçada e claramente dominante -"quando não se domina um saber", antes de mais, há que "ler" ...
    Não convém iniciar qualquer prática sem previamente ler atentamente, pelo menos, o manual de instruções básicas...
    (cfr: manual de uma doméstica em apuros com o sistema de electricidade lá de casa)
    Perdoe-me a brincadeira.
    O tema deve ser reflectido pelo lado não lúdico e , desta vez, penso que é a primeira vez que isto acontece, ainda que não pelos pelos motivos acho que o P.T. tem razão quanto às criancinhas.
    É que ainda por cima, só 30 €...
    Saudações
    Maria

Post a Comment