O Tamborileiro

Francisco Louçã, em nome do Bloco de Esquerda, hoje no Público:

No fosso em que está metida a PGR, após um consulado de desgraça de Souto Moura, temos de saber como podemos salvar o MP depois das escandaleiras dos últimos anos, com casos como o processo Casa Pia e o Envelope 9.”

Continua a ladainha do BE…mas talvez seja bom lembrar duas ou três coisas que mostram o que é e o que pretende o BE.
Por altura da demissão de Durão Barroso, em meados de 2004, as alternativas que se colocavam ao presidente da República de então, eram difíceis. Escolhia a dupla Santana/Portas, em continuidade e sem eleições e a esquerda toda unida, caía-lhe em cima com todo o fragor do despeito e rancor.
Escolhia eleições e aparecia a dupla Ferro/Louçã, mais o PCP a reboque da unidade de esquerda e era o caos anunciado pela direita.
Sampaio, numa das suas mais difíceis decisões, escolheu o mal menor e tivemos uma dose dupla de Santana/Portas. O BE rasgou as vestes, atirou-se ao chão e espojou-se de raiva incontida pela “traição” de um antigo MES ao ideário de esquerda, ali tão perto de repetir proezas tipo PREC, agora reciclado.
E tudo isso porquê?
Porque o processo Casa Pia queimou politicamente o dito Ferro e embraseirou o PS. Só por isso e nada mais, Ferro saiu e o BE viu afastadas, para todo o sempre de um futuro com muitos anos pela frente, as hipóteses de um dia poder governar "contra a Direita".
Quem é que permitiu o avanço do processo Casa Pia, quando poderia muito bem sapar-lhe as bases à nascença? Souto Moura? Talvez, segundo alguns, e sem dúvida segundo os que o querem ver agora pelas costas.
Para estes, estivesse lá outro mais "competente" e que não permitisse o "caos" e não metesse o MP no "fosso", e outro galo cantaria.
O BE está na linha da frente destes descamisados.
Percebe-se muito bem. Muito bem mesmo.

Publicado por josé 15:01:00  

9 Comments:

  1. zazie said...
    Nem mais José! na "mosca". E agora bem que engrominam e fazem render programas de causas fracturantes que ainda há pouco estavam na ordem do dia da agenda.

    Mas o PS não pode ir tão longe sem se esquecer que foi precisamente essa não demissão do presidente que safou o camarada. Com o outro envelope das k7s cá fora tinha sido um lindo carnaval, ai tinha, tinha.

    Estes sujeitos do BE conseguem ser mais oportunistas e vendidos que o PCP
    João Melo said...
    que coisa ridicula jack.o josé já não pode dar a sua opinião?
    josé said...
    Jack:

    Qualquer gato pingado dá opiniões políticas. Alguns de borla; outros, venalizam-nas.
    Quanto a si, o registo não passa do mesmo risco que já se assemelha a cassete.
    Pirata, ainda por cima...
    Tonibler said...
    Camarada José,

    Embora a maioria do que diz Louça seja errado, não faz com que tudo o que o Louça diz seja errado.
    O seu argumento parece-me a favor daquilo que diz Louçã, afinal Ferro foi queimado pela intervenção despropositada do MP.

    Agora, o MP manda cá para fora tudo o que lhe interessa no maior desrespeito pelos direitos fundamentais das pessoas e isso aconteceu no "watch" do Souto Moura. Factos!

    Mas numa coisa até concordo consigo, a solução não está noutro procurador geral, está em despedir toda a gente e fechar.
    josé said...
    Atento:

    Segundo aquilo que se pode saber, o problema inicial, não foi exactamente a PGR de SOuto Moura.
    Foi a primeira página do Expresso...

    Agora, o resto veio por acréscimo.
    Resta saber se corresponde à realidade.
    De acordo com o relato das testemunhas, corresponde.
    V. sabe melhor? Ou é apenas uma manifesta boa vontade( wishful thinking) para que tudo fique esquecido quanto antes, por "falta de provas"?
    E a verdade material, real, a verdadezinha que se impõe a todos, a V. interessa-lhe sabê-la, ou contenta-se apenas com uma verdade relativa, processual que se fica pela insuficiência de provas?

    Há uma grande diferença...será que há diferença para si?

    Louçã navega nas mesmas águas turvas, parece-me.
    Cosmo said...
    Sempre é verdade que FIFA já tinha avisado Souto Moura para silenciar o Caso Pio?
    Cosmo said...
    Substituam esse homem, já!!!

    Que contraste com os 16 doces anos de arquivamentos que o antecederam. Volta, cunhas e rodriguinhos!
    josé said...
    Caro atento e demais leitores:

    Por aqui, nesta Loja, em escritos da minha autoria ( e julgo que noutros também) NUNCA se fizeram julgamentos sumários sobre a culpabilidade transitada em julgado de certos arguidos, incluindo como é óbvio, os excelentíssimos Ferro Rodrigues e Paulo Pedroso.
    Este último, ou alguém por ele, entendeu em certa altura fazer uma queixa crime contra alguns dos escribas da Loja.
    O fundamento dessa queixa nunca o percebi.
    Será que o dito cujo pretende tapar o sol com uma peneira de queixas crime, a fim de restaurar a inocência absoluta?
    Não pode nem deve.
    A partir do momento em que determinados factos chegaram ao conhecimento público, através dos media e houve uma série de fenómenos que ocorreram por causa de o mesmo ser um político, o caso, mudou de figura.

    A um político, é essencial parecer para ser.
    Parece que esses indivíduos ainda não perceberam isso.
    Como não perceberam que logo que um assunto destes cai no domínio público e toda a gente se pronuncia, há que tolerar as opiniões, desde que fundamentadas.
    Quanto a mim, desafiei sempre quem veio para aqui insultar-me, a mostrarem-me os textos em que posso ser objecto de críticas justas.
    NUNCA ninguém para aqui escreveu a protestar com fundamento.
    Ah! Uma excepção:
    O presidente de uma das Comissões da AR, um advogado do PS, escreveu a protestar, chamando-me jurista com uma adjectivo suspeitosamente elogioso, e que naturalmente retribui, gentilmente...sem mais.

    O que pretendia que ficasse mais uma vez explícito, para evitar equívocos, de jacks e outros que tais, é que NUNCA por aqui se insinuou ou afirmou a culpabilidade de ninguém sobre factos pendentes de julgamento ou em Inquérito.

    Mas fazer perguntas, indagar em raciocínios, mostrar contradições, apontar particularidades legais e processuais; contestar notícias, apontar erros ( do meu ponto de vista, claro); mostrar caminhos ínvios ( do meu ponto de vista,claro) e dar opiniões, quase sempre fundamentadas, NÃO é a mesma coisa que julgar e condenar ( ou absolver).

    Quase sempre aquilo que por aqui escrevo é "reaccionário" no sentido correcto da expressão: uma reacção a um escrito ou opinião alheia que me mereceu atenção.
    O resto, por vezes envolvido em sarcasmo, é um estilo.
    Há quem não goste. Paciência.
    josé said...
    Jack:
    o disco riscou mesmo. Será definitivo?
    Experimente o "goback", já que o "restauro do sistema" parece não ser suficiente.

    Se mesmo assim não conseguir, mude de hardware.
    Cá o espero, depois.

Post a Comment