sociologicamente de quê ?

Anda por aí muita alminha espantada com as sondagens presidenciais, nomeadamente manifestando absoluta incredulidade com o facto de uma parte substantiva do eleitorado BE e PC preferir Cavaco na segunda volta a Soares. Porventura esquecem-se que há muito eleitor desencantado, potencialmente do centro e de direita, que não se abstendo tem votado sistematicamente PC e BE como forma de protesto , votando anti-sistema, fenómeno este aliás que tem servido e muito para travar a queda 'pós-muro' do PC, e sustentar a ascensão do BE, que seduz um eleitorado jovem atraído pelo discurso fácil. Pedro Magalhães ?

Publicado por Manuel 14:28:00  

3 Comments:

  1. Anónimo said...
    O Pedro Magalhães vê bem a questão.
    Há muita psicologia para desvendar no meio destas sondagens. Se houver segunda volta, a coisa vai ser renhida. Além de que muitos dos que nesta sondagem disseram que votariam em Cavaco Silva nem sequer irão votar.
    Mário Soares ainda tem muita artilharia para jogar na altura certa. A de Cavaco Silva, sem ainda ser candidato, já está esgotada.
    Anónimo said...
    Há muita gente que já engoliu o sapo Soares uma vez. Agora os tempos são outros e Cavaco não representa ideoligicamente o que que representava Freitas em 86.
    Além do mais os motivos que levaram à derrota de Cavaco em 96 poderão ser os mesmos da derrota de Soares em 06. Aquele que seria o eleitorado natural de Soares já está farto dele e para mais ainda vão apanhar com o filho em Outubro. Entre os comunistas a rejeição a Soares é maior e o Pedro Magalhães não fala deles. Quanto ao sentido de voto dos bloques numa eventual 2ª volta não acredito que vão votar Soares só porque o chefe manda.
    Anónimo said...
    Como diria o Mário Cesariny, votar no velho "senador" Soares, "já cansa a cona"; mas votar no Cavaco e na sua Maria é deprimente. Nunca votei no partido dos pop-trolhas, cavaquistas e santaneiros. Antes no meu cão!

Post a Comment