A Lista
... do PS - distrito da Guarda

Aquele senhor que é cabeça de lista do PS no distrito da Guarda é o mesmo que é presidente da Iberdrola Portugal ?

Será o mesmo que, contra tudo e contra todos, autorizou que o Estado Português suportasse durante ano e meio um processo de congelamento de combustíveis, onde o Estado deixou de arrecadar alguns milhões de euros em impostos sobre produtos petrolíferos pois, ao congelar o preço no consumo, o Estado, para acompanhar a volatilidade dos preços internacionais, descia as taxas de imposto ?

Será o mesmo senhor que descobriu um investidor qualificado chamado ENI Investments SPA para a nossa Galp Energia ?

Será o mesmo que foi apelidado pelo falecido marido da cabeça de lista por coimbra, também do PS, como o pior ministro das finanças desde os tempos de D. Maria II ?

Será o mesmo que se colocou ao lado de Durão Barroso ?

Se for então estou descansado.

N.A. A bem da imparcialidade, e não é que duvidemos da honestidade de Pina Moura, apesar de não lhe reconhecermos qualquer mérito nem competência nas finanças públicas, mas Pina Moura no momento que se colocou como cabeça de lista - logo eleito - deveria ter colocado o lugar na Iberdrola à disposição. Só faltava era que a Iberdrola ganhasse algo com esta eleição... É que para os mais distraídos esta a decorrer um processo de reorganização de gás e petróleo em Portugal, onde a Iberdrola ficou muito descontente...

Publicado por António Duarte 06:39:00  

2 Comments:

  1. Carlos said...
    Mas será que a solução entretanto encontrada para a GALP é melhor? É que os méritos (ou deméritos) das várias soluções nunca foram objecto duma discussão digna desse nome.

    É que o famigerado argumento da empresa de interesse estratégico sucumbe perante os resultados dessa mesma gestão nacional (sem falar já nas fabulosas mais valias acumuladas pela PETROCONTROL constituída por acionistas nacionais).

    Quanto ao congelamento do preço dos combustíveis, a expressão "contra tudo e contra todos" talvez não traduza bem a realidade. É que na altura entre o partido do governo as vozes discordantes foram bem menos abundantes, para não falar já do Primeiro Ministro da época.

    Subscrevo o comentário final sobre o conflito de interesses latente na acumulação de funções políticas e de gestor duma empresa privada. Mas não deixo de assinalar que o caso do Dr. Pina Moura não é único (imediatamente vem-me à memória o caso do Dr. Dias Loureiro). Assinalo ainda que há muitos casos de clara utilização de influências políticas com o intuito de obter vantagens económicas que se desenvolvem de forma sub-reptícia ...

    Carlos
    Luís Bonifácio said...
    Aquele senhor que é cabeça de lista do PS no distrito da Guarda é o mesmo que quando era finalista do curso de economia, fez o estágio final do mesmo como Ministro da Economia?

Post a Comment