Inquérito de Conjuntura ao Investimento - Resultados do Questionário de Outubro de 2004

Taxa de variação do investimento empresarial para 2004 revista em baixa


Os resultados do Inquérito ao Investimento de Outubro de 2004 revelam uma deterioração das intenções de investimento para 2004, face ao previsto no primeiro semestre do mesmo ano. As estimativas apontam para que em 2004 ocorra uma quebra da Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) empresarial de 0,6%, uma taxa que representa uma revisão negativa face aos resultados do Inquérito de Abril/Julho de 2004 (5,6%).

Quanto ao investimento previsto para 2005, a primeira estimativa agora recolhida indicia um aumento do investimento na ordem dos 6,2% face ao valor apurado para 2004.

in INE (destaque completo aqui)

Publicado por Rui MCB 11:13:00  

1 Comment:

  1. Anónimo said...
    Ponham-se no papel dum potencial empresário com capital.
    Porque é que há-de investir em Portugal?
    Tentem calçar os sapatos desse potencial empresário e oiçam os comentários dos políticos e do povo, nos jornais, na rádio e na televisão! O empresário é visto como um mal necessário, como um vampiro tolerado, ... as pessoas esquecem-se, algumas nunca o perceberam, que nos últimos 20 anos o poder passou do produtor para o consumidor.
    Hoje ouvi os comentários do Peres Metelo na TSF sobre a crise na indústria dos móveis do Vale do Sousa, para o referido comentador é tudo uma questão de produção, fundir empresas, racionalizar a produção. Para mim é tudo uma questão de mercado... por exemplo, quanta publicidade gratuita, feita pelos clientes da IKEA rouba clientes à indústria nacional? Será que a solução passa por fechar a IKEA, ou por servir os clientes tão bem quanto a IKEA? As empresas geridas por gente antiga, com mentalidade antiga, vão fechar, têm de fechar ou transformar-se para dar lugar a empresas viradas para o mercado, para o consumidor... é por isso preciso uma nova onda de empresários que comecem com pequenas empresas, dinâmicas, flexíveis, capazes de tomar os nichos desprezados pelas grandes cadeias...servindo bem os clientes mas para que isso aconteça é preciso criar um ambiente propício à aposta no desafio, ao empreendimento, ao arriscar.

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