White House'04
Bush vs Kerry (X)

Tal como prometido, a Grande Loja retoma hoje a cobertura exaustiva às eleições presidenciais norte-americanas de 2 de Novembro, de modo a apresentar uma segunda projecção sobre as contas do Colégio Eleitoral, decisivo para se determinar quem será o inquilino da Casa Branca até Janeiro de 2009.

Como poderão notar neste texto, esta eleição promete ser tão ou mais renhida do que a de há quatro anos, apesar de, a nível nacional, Bush aparecer à frente nas sondagens — com números menos expressivos que há poucas semanas, registe-se.

Começando pelo «Rasmussen Report», os quatro estados com sondagens publicadas hoje confirmam tendências antigas: a Califórnia, o maior estado, não escapará a Kerry; a Nova Jérsia tem também forte tendência democrata; o Arkansas será ganho por Bush; e no Minnesota tudo está ainda em aberto…

NOVA JÉRSIA: Kerry 49; Bush 46; Outros 2; Indecisos 5
CALIFÓRNIA: Kerry 53; Bush 40; Outros 3; Indecisos 4
ARKANSAS: Bush 51; Kerry 44; Outros 3; Indeciscos 2
MINNESOTA: Kerry 46; Bush 46; Outros 3; Indecisos 5

Barómetro diário dos votos a nível nacional:
— Bush 47,9
— Kerry 46,3

— Outros 2,0
— Indec. 3,8

Congresso (Câmara dos Representantes+Senado):
— Partido Democrata 43
— Partido Republicano 41

Taxa de Aprovação do Presidente: 53 por cento

Mas o que interessa mesmo são os resultados estado a estado. O Colégio Eleitoral norte-americano é composto por 538 Grandes Eleitores. Simbolicamente, eles representam o somatório dos 535 congressistas, mais os três representantes do Distrito de Columbia, o campo eleitoral da Casa Branca, que geograficamente se situa em Washington. A capital do país é, assim, o único Estado com dois campos eleitorais. Daí que haja 51 campos eleitorais: os 50 estados mais o Distrito de Columbia.

O Congresso, nos EUA, é bicamaral. A Câmara Baixa é a Câmara dos Representantes e tem 435 membros. A Câmara Alta é o Senado e é composta por 100 senadores.

Ora, os 538 votos eleitorais que decidem o Presidente decorrem do somatório de 435 (Câmara dos Representantes)+100 (Senado)+3 (DC).

A questão que se põe é: a um mês da Grande Eleição, quem vai à frente no Colégio Eleitoral? Resposta: a eleição está empatada e Outubro será o mês da verdade. A campanha vai, certamente, aquecer e quem for mais forte na recta final vencerá. O primeiro teste decisivo será já quinta à noite, com o primeiro dos três debates entre Bush e Kerry (em breve, a Grande Loja fará um post só sobre os debates…)

Vejamos a situação, estado a estado:

Estados cruciais (dados recentes da American Research Group):

COLORADO: Bush 46; Kerry 45
FLORIDA: Kerry 46; Bush 45
MINNESOTA Kerry 47; Bush 45
OHIO: Bush 48; Kerry 46
PENNSYLVANIA: Kerry 47; Bush 46
TENNESSEE: Bush 50; Kerry 43
WEST VIRGINIA: Kerry 46; Bush 46
CAROLINA DO NORTE: Bush 49; Kerry 44
OREGON: Kerry 47; Bush 45


Estados com Vitória ¨certa¨ de John Kerry...
· Michigan (17 votos eleitorais)
· Novo México (5)
· Maine (4)
· Washington (11)
· District of Columbia (3)
· Nova Jérsia (15)
· Califórnia (55)
· Connecticut (7)
· Hawai (4)
· Illinois (21)
· Maryland (10)
· Massachussets (12)
· Nova Iorque (31)
· Vermont (3)
· Rhode Island (4)
· Delaware (3)

Votos assegurados por Kerry - 205


Estados com Vitória ¨certa¨ de George W. Bush...

· Missouri (11)
· Nevada (5)
· Arkansas (6)
· Alabama (9)
· Alaska (3)
· Arizona (10)
· Georgia (15)
· Idaho (4)
· Indiana (11)
· Kansas (6)
· Kentucky (8)
· Louisiana (9)
· Mississipi (6)
· Montana (3)
· Oklahoma (7)
· Carolina do Sul (8)
· Dakota do Sul (3)
· Texas (34)
· Utah (5)
· Virginia (13)
· Dakota do Sul (3)
· Wyoming (3)
· Nebraska (5)

Votos certos para Bush: 187

Em comparação com o cenário feito há duas semanas, Kerry perde o New Hampshire e o Minnesota para a coluna dos Estados indecisos, enquanto Bush sofre o mesmo movimento em relação ao Wisconsin e West Virgínia. Estes quatro estados juntam-se à Florida, ao Oregon, ao Iowa, a Ohio, ao Tennesse, à Carolina do Norte e à Pennsylvania na lista dos estados que irão decidir esta eleição.

De facto, a batalha eleitoral residirá, durante o quentíssimo mês de Outubro, nestes 12 estados cruciais. Com indicadores muito seguros nos restantes 39 campos, os dois candidatos deverão fazer autênticas maratonas, percorrendo estes 12 estados de lés a lés. No total, eles representam somente 139 dos 538 Grandes Eleitores. Apenas 26 por cento do universo eleitoral, mas fundamental para uma eleição tão renhida… Vejamos:

Minnesota (10 votos eleitorais), ligeira vantagem Kerry
Florida (27), empate técnico
Oregon (7), ligeira vantagem Kerry
Iowa (7), empate técnico
Ohio (20), vantagem Bush de 2 a 6 pontos
Tennessee (11), vantagem Bush de 3 a 10 pontos
Carolina do Norte (15), vantagem Bush de 3 a 8 pontos
New Hampshire (4), ligeira vantagem Kerry
Pennsylvania (21), empate técnico
Wisconsin (10), ligeira vantagem Bush
West Virgínia (5), ligeira vantagem Kerry
Colorado (9), empate técnico

Esticando ao máximo a nossa projecção, se John Kerry mantiver a tendência vencedora no Minnesota, no Oregon, no New Hampshire e na Virgínia Ocidental, soma 231 Grandes Eleitores.

Por sua vez, se Bush confirmar, a 2 de Novembro, a magra vantagem que parece averbar no Tennessee, na Carolina do Norte, no Ohio e no Wisconsin, chega à marca de 243 Grandes Eleitores.

Ou seja…

KERRY: 205+Minnesota+Oregon+New Hampshire+West Virgínia = 231

BUSH: 187+Tennessee+Carolina do Norte+Ohio+Wisconsin = 243

Apenas 13 votos separam assim os dois candidatos, ficando a faltar os quatro estados que insistem em manter-se tão indecisos que é estatisticamente impossível, neste momento, declarar uma tendência minimamente credível, seja a favor de Bush, seja a favor de Kerry: Florida, Colorado, Pennsylvania e Iowa.

Definitivamente, estes são os estados-chave da Grande Eleição de 2 de Novembro. É, nesta altura, seguro afirmar que quem tiver mais votos nestes quatro estado ganha a Casa Branca. Pode perder num deles e vencer, mas muito dificilmente ganhará a eleição se perder em dois destes quatro estados.

A Florida é o maior deles, com 27; depois surge a Pennsylvania, com 21. É possível que a vitória seja repartida (Bush na Florida e Kerry na Pennsylvania surge como um cenário plausível). Se tal acontecer, são os minúsculos Colorado (9 votos) e Iowa (7) a determinar o vencedor.


Há quatro anos, Bush bateu Gore na Florida por uma unha negra (pouco mais de 500 votos, e talvez nem tivesse vencido, se o Supremo Tribunal Federal não tivesse impedido mais recontagens…); no Iowa, Al Gore venceu por uma margem muito curta (49/48); na Pennsylvania, Gore ganhou por 51/46, enquanto no Colorado Bush venceu por 51/42.

Mesmo tendo em conta os resultados de há quatro anos, seria difícil encontrarmos um cenário mais equilibrado.

A um mês da Grande Eleição, tudo continua…

too close to call

Publicado por André 03:44:00  

1 Comment:

  1. Anónimo said...
    Expliquem-me la esse milagre aritmetico:
    Dos 4 Estados cruciais dificilmente e eleito quem perder 2.
    Entao se ficarem 2 para cada lado o que e que acontece? Nenhum deles e eleito?

Post a Comment