está bem entregue a CGD... ou novas iterações do filme "todos bons rapazes"


O Ministério Público mandou extrair certidões das declarações de Mira Amaral, ex-ministro da Indústria e Energia, e do seu ex-assessor, António Mocho. É que um deles mentiu, ontem, ao tribunal, e o MP quer que a questão seja apurada, para eventual procedimento criminal, já que depunham sob juramento.

O ex-ministro disse que só soube que a dívida do Estado russo aos empresários do calçado de Oliveira de Azeméis tinha sido cobrada por Moura Santos, atráves "de notícias dos jornais", em 1996.

António Mocho garantiu que soube dessa cobrança através do próprio ministro, em 1994, quando foi solicitado a preparar uma visita oficial do primeiro-ministro, Cavaco Silva, à Rússia.

Mira Amaral
assumiu que a questão dos nove empresários do Norte o trazia "preocupado" e até contou ter tentado, através de Moura Santos - um empresário "experiente no mercado do carvão" - trocar a dívida russa por esse combustível. (...)

Sobre a carta de agradecimento que recebeu dos três industriais que se sentam no banco dos réus, disse julgar que aquela "gentileza" se referia à tentativa de trocar a dívida por carvão, garantindo desconhecer, que, nessa altura, já aqueles três credores haviam recebido 900 mil dólares.

Recorde-se que Moura Santos e estes três industriais são acusados , por terem forjado um documento em que a IT - a empresa que detinha a titularidade da dívida - cedia a capacidade de cobrança à empresa de Moura Santos. Receberam parte e não o repartiram com os restantes industriais. Moura Santos garante que desconhecia que o documento fosse falso e afirma ter cobrado apenas um milhão de dólares.

in JN

N.A. este Moura Santos é o célebre cunhado do ex Guterres...

Publicado por Manuel 00:05:00  

0 Comments:

Post a Comment