Com papas e bolos ...


Figueiredo Lopes - Foto: Arquivo DN TERRORISMO
Rede parcialmente desmantelada em 2003Leonel Carvalho diz que a rede foi desmantelada parcialmente, dois detidos acusados de falsificação de documentos e apoio imigração ilegalFigueiredo Lopes explica que as detenções não estão relacionadas com a comunidade islâmica em Portugal
O Governo confirmou o desmantelamento parcial de uma rede com ligações a estruturas terroristas em Portugal, em 2003. Esta rede tinha como actividade principal a ajuda à imigração ilegal e falsificação de documentos.
A confirmação foi feita na apresentação do relatório de Segurança Interna de 2003.

O desmantelamento parcial de uma rede com ligações a redes terroristas, em 2003, levou à detenção de pelo menos dois magrebinos, acusados de falsificação de documentos, apoio à imigração ilegal e angariação de fundos.

«Um desses indivíduos foi julgado há dois dias» e «pela investigação feita parece que este cidadão conhecia outro já com fins ligados a actividades terroristas mas isso não faz dele um terrorista», explicou o general Leonel Carvalho, coordenador do gabinete de Segurança Interna.

Este responsável lembra que a rede poderá ainda estar activa num outro local do espaço Shengen. «Fez-se desaparecer essa actividade (de Portugal), o que não quer dizer que tenham sido apanhadas e presas todas as pessoas ligadas à rede», sublinhou.

«O crime de que são acusados não é de terrorismo, embora se possa fazer essa ligação», acrescentou Leonel Carvalho, referindo que isto «não quer dizer que essa ligação tenha a ver com actividades em Portugal».

Portugal é segundo país mais seguro da UE

Figueiredo Lopes lamentou a fuga de informação sobre a rede, avançada pelo semanário «O Independente», mas considera que o desmantelamento só prova a operacionalidade das forças de segurança.

O ministro da Administração Interna fez ainda questão de sublinhar que este desmantelamento não tem nada a ver com a comunidade islâmica em Portugal e que «não há nenhuma situação dirigida directamente a Portugal no que respeita a ameaça terrorista».

Portugal é o segundo país mais seguro da União Europeia depois da Holanda, registando «uma percentagem de crimes inferior à media europeia, o que torna o país atractivo tanto para investidores estrangeiros como para os turistas», assegurou Figueiredo Lopes.

Publicado por Manuel 23:24:00  

0 Comments:

Post a Comment