Acham que o Arnaldo começou a abrir os olhos?

Carlos Silvino Afinal Viu Pedroso Sem Fato e Gravata

Por ANTÓNIO ARNALDO MESQUITA
Sábado, 27 de Março de 2004

Carlos Silvino ("Bibi") viu Paulo Pedroso sem fato e gravata, quando em 2001 lhe terá indicado o caminho para o refeitório da Casa Pia de Lisboa para participar num almoço "com dirigentes regionais do colégio Pina Manique".

Ontem à tarde, o advogado João Pedroso contactou o PÚBLICO para informar que tinha lido mal o auto de declarações de Carlos Silvino. "Na realidade", acentuou João Pedroso, "Carlos Silvino afirmou que Paulo Pedroso não estava de fato e gravata".

A frase que consta do primeiro depoimento de Carlos Silvino a envolver Paulo Pedroso no processo da Casa Pia é a seguinte: "Pensa que em 2001 houve um almoço, também com directores regionais do Colégio Pina Manique, quando apareceu o dr. Paulo Pedroso, que se lembra não estar de fato e gravata, o qual estacionou o carro e perguntou o caminho para o refeitório." O mesmo lapso ocorreu, aliás, na edição de há uma semana do "Correio da Manhã", em que uma gralha fez saltar a palavra "não" a anteceder a descrição do vestuário de Pedroso. A omissão da palavra "não" alterou completamente o sentido à frase, como ontem reconhecia uma rectificação publicada por aquele matutino.

O facto de o PÚBLICO ter tido acesso a uma informação errada quanto à roupa de Paulo Pedroso teve como consequência a publicação de uma notícia na nossa edição de quinta-feira passada, intitulada "Fotos da TVI desmentem Carlos Silvino".



Partindo do pressuposto errado de que Silvino havia declarado que Pedroso estava de fato e gravata, quando vestia camisa e calças de ganga, o autor desta notícia acabou por fazer uma extrapolação incorrecta, após a TVI ter divulgado fotografias de Pedroso sem fato nem gravata durante um almoço na Casa Pia.

Tratou-se de um almoço de despedida a Vieira da Silva, organizado em 7 de Abril de 2001, com a participação de mais de 200 pessoas, a maioria das quais trabalhadores e técnicos da Segurança Social, no exercício de cargos de natureza política.

O repasto ficou a dever-se ao facto de Vieira da Silva ter transitado da Secretaria de Estado da Segurança Social para a das Obras Públicas na sequência da queda da ponte de Entre-os-Rios. Paulo Pedroso, à data já ministro do Emprego e da Segurança Social, apareceu na fase final do almoço em traje de passeio.

Esclarecidos os factos, resta apresentar as nossas desculpas aos leitores e aos jornalistas da TVI.

Publicado por Carlos 15:45:00  

0 Comments:

Post a Comment