A caminho de 4 de Novembro (XXVI): o discurso de aceitação de Obama

Não há discursos perfeitos, mas o que Barack endereçou ontem de madrugada, em Denver, perante 80 mil pessoas, ao aceitar a nomeação do seu partido para Presidente dos Estados Unidos, andou lá perto.

Obama, em 45 minutos, juntou o seu carisma, a sua capacidade retórica e de apelo ao «sonho americano», com uma nova faceta, que será fundamental nesta fase decisiva: a de um candidato mais agressivo, que responde à letra aos ataques de McCain, mas sem cair numa batalha na lama.

Desde que se deu a conhecer à América e ao Mundo, precisamente há quatro anos na Convenção Democrata que investiu John Kerry, este terá sido um dos três melhores discursos de Obama, a par dessa intervenção de 2004 e da que fez, a 18 de Março passado, em Filadélfia, sobre a questão da raça, na resposta notável que fez à controvérsia levantada pelo reverendo Wright.

Foi programático e concreto nas propostas, apesar das críticas de ter uma «retórica vaga»; foi eloquente, como sempre é; falou das suas raízes, do seu percurso, daquilo que acha que os americanos devem voltar a ser, daquilo que o Mundo deve voltar a ser.

Para quem gosta de acompanhar as eleições americanas, e não pôde ver em directo, vale a pena tirar 45 minutos e assistir. É só clicar aqui em baixo:

Publicado por André 01:40:00  

0 Comments:

Post a Comment