José Almada, um grande cantor português



Republicando uma notícia daqui, de um blog ié-ié:


É já no próximo dia 30 de Maio, sexta-feira, às 21H45, que a Contacto vai promover, em parceria com o cantor José Almada, o espectáculo musical “José Almada ao Vivo”.
Depois de uma breve apresentação no “Abril em Flor-2008”, que ocorreu no passado dia 24 de Abril, em que cantou um pequeno conjunto de canções de sua autoria, José Almada vai apresentar-se agora num espectáculo ao vivo e a solo que integra cerca de 18 canções e também contará com a presença de dois convidados, José Carlos Paiva e José Monteiro.

José Almada surgiu no final dos anos 60 integrando uma corrente musical designada por baladeiros.
Começou a cantar aos 18 anos, altura em que lançou o seu primeiro disco intitulado “Homenagem”, em 1970.

Actualmente, encontra-se a residir na praia do Furadou
ro, Ovar, e começa agora a reaparecer em público, após uma ausência de mais de 30 anos, mercê da acção da “blogosfera” e do impulso dos seus fãs.
Nasceu em Guimarães em 1951 e viveu os seus primeiros anos no Douro (entre a Régua e Lamego). Notabilizou-se também pelo cunho solidário e de preocupação social que imprimiu às suas composições musicais, de tal forma que para gravar um dos seus temas mais emblemáticos, “Mendigos”, foi viver durante uma semana com um mendigo, na Régua.
Este vai ser um serão diferente na Casa da Contacto, em Ovar, onde poderá ouvir, ao vivo, um dos cantores importantes que protagonizaram as mudanças ocorridas em Portugal no final dos anos 60 e início dos anos 70.

Marcações através do telemóvel 917 458 619.


in www.contactovar.com

José Almada, é o autor de um dos grande álbuns da música popular portuguesa, de sempre: Homenagem, de 1970, com esta capa.
O concerto de Ovar, na próxima Sexta-feira, é um acontecimento tão importante, como voltar a ouvir, sei lá...José Afonso, por exemplo.
A figura musical de José Almada, emparelha com a dos maiores autores-compositores da música popular portuguesa, com uma particularidade: é praticamente desconhecido do grande público que não teve oportunidade de escutar, na época, as suas músicas, cantadas numa voz portuguesa se raiz e com temas bem enraizados também, na tradição popular portuguesa.
Os seus discos, não foram reeditados e para os ouvir, actualmente, só mesmo em mp3. Por exemplo no blog do rato.



Publicado por josé 20:04:00  

17 Comments:

  1. jose almada said...
    Fiz uns 9 espectaculos o Verão passado.
    Toquei e cantei aproximadamente para mais de 1000 pessoas no total. Tenho um filme de um dos concertos e um CD de outro, onde reproduzi para mais de 100 cópias um e outro.
    Principalmente nos espectaculos de Viana, e Vila Nova de Cerveira as pessoas aderiram, apareceram em grande numero, gostaram. A confraternização o carinho e amizade sobressaíram e valeu a pena, este meu regresso. Se este ano for igual será até dificil mas estão já no ar montes de projectos inclusive uma ída á televisão (SIC)
    Pelo meio ainda dei duas entrevistas uma no Diario de Aveiro outra na net (blog do ié-ié) e ainda fiz uma actuação na Radio Alto Douro. Onde segundo eles dizem terei sempre as portas abertas.
    Consegui passar a mensagem e espero continuar sempre, nesse sentimento de amor, com a ajuda e compreenssão de todos, abraço Zé Almada.
    jose almada said...
    Queridos amigos
    Vou tocar na quinta da Barroca (turismo de habitação)Em Armamar Douro no dia 21 de Fevereiro a partir das 20 horas da noite e a 7 de Março no auditorio da Camara de Lousada pelas 21 e 30 horas.
    De garganta afinada e por essa alegria interior apesar de algumas canções mais tristes pela minha estrada sempre pelo caminho que me é dado, vou procurar cantar e chamar por essa grande amizade que muitas vezes nos foge.
    jose almada said...
    Tenho uma nova musica que gosto muito.
    "PARA QUÊ OUVIR AO LUAR"

    Acho que a vou tocar muito em breve. Será um pouco triste, é a minha linha melódica...
    jose almada said...
    Gostei muito do espectaculo de Lousada, só foi pena o pouco publico presente, mas por incrivel que pareça toquei e cantei como se a sala tivesse esgotada. Julgo que pelo interesse e concentração dos poucos presentes hesistiu uma energia como se disso se tratasse.
    Abraço, José Almada
    jose almada said...
    Meus amigos:

    Este Domingo, dia 7 de Junho convidaram-me para tocar no Auditorio Palace Center no Porto.
    Estou feliz porque é um programa só para pessoas iniciadas no conhecimento de Maharaji.
    Vou levar a viola e todos no coração
    jose almada said...
    Tenho tocado e cantado aqui e ali, mas seguramente ás quintas tenho-o feito e vou continuar no PARALELO 38, FURADOURO OVAR
    jose almada said...
    ESPECTACULO AO VIVO NO HOTEL MEIA-LUA, OVAR. FIM DE MAIO PRINCÍPIO DE JUNHO(DIA A CONFIRMAR)
    jose almada said...
    Hotel Meia-Lua, Ovar, 5 de Junho, pelas 22 horas.
    Lotação para 150 pessoas, com mesas de jantar. Haverá folha do programa com os autores das canções e o hotel fará um preço especial para quem vá expressamente
    de longe para assistir ao espectáculo e queira pernoitar.
    jose almada said...
    Estou a preparar 3 musicas para tocar no programa do Carlos Alberto Moniz, Sábado de manhã.
    E estou preparando o novo CD, com 6 musicas novas. Será para a Metro-Som de Lisboa do Branco de Oliveira.
    jose almada said...
    Espetaculos em Tondela ,2 na Cidade da Régua, Paralelo 38 no Furadouro Ovar.
    jose almada said...
    6 de Novembro (Domingo) pelas 17 horas da tarde na Fnac de Viseu. Apresentação ao vivo do meu novo CD "Sentimento Imortal"
    jose almada said...
    Na noite de Sexta-Feira para Sabado 18 de Novembro entra as 12 e as 2 horas Entrevista na Radio Vareira de Ovar, FM 98.7 Sobre o CD "Sentimento Imortal"
    jose almada said...
    Correu bem a entrevista na Rádio,Vareira 98.7 FM Ovar Pela mão do senhor Manuel Ramos Costa foi das 11 horas á 1 da tarde. Das melhores que já fiz. Passou praticamente todo o meu CD "Sentimento Imortal"Gostei mesmo!
    jose almada said...
    '''''''?????''''''
    jose almada said...
    Dia 7 de Junho, pelas 20 horas na rádio S. João da Madeira, entrevista minha sobre minhas musicas através dos tempos e apresentação do novo CD "Sentimento Imortal"
    jose almada said...
    16 de Junho (Sábado) pelas 15 horas, atuação minha na casa Barbot em Vila Nova de Gaia, na apresentação do livro "A Minha Janela" de Rosa Familiar.
    jose almada said...
    2012

Post a Comment