Observatório 2008: será este o «ticket» republicano?



Enquanto assiste, divertido, à «purga» do Partido Democrata, John McCain, o nomeado dos republicanos terá sete meses para se preparar para a eleição geral.

Já há nomes lançados para possíveis vice-presidentes de uma eventual Administração McCain. Há quem defenda a hipótese Mitt Romney (para compensar o desconhecimento em Economia de John); a hipótese Rudy Giuliani (para fazer o pleno da ala mais moderada do campo republicano); a hipótese Mike Huckabee (para agradar à Direita evangélica); mas as sondagens mostram que a melhor hipótese de Vice que McCain poderá escolher é a actual secretária de Estado, Condoleeza Rice.

Condi optou por não lançar uma candidatura presidencial, vai garantindo que prefere voltar à Universidade de Stanford, onde ensina Política Internacional, depois de Janeiro de 2009, mas tem tudo para ser a «running mate» ideal: é mulher (como Hillary), negra (como Obama), é dos poucos elementos prestigiados da actual Administração Bush (só equiparada a Bob Gates e contrastando com os descredibilizados Bush e Cheney).

Será que, afinal, a experiência de nomear uma mulher para um «ticket» virá... do campo republicano? Perante a quase impossibilidade de Hillary recuperar os 140 delegados que tem em atraso, começa a ser mais provável que venha da Direita essa aposta feminina. Quem diria?

Publicado por André 01:32:00  

0 Comments:

Post a Comment