O poder na informação


Sobre Ricardo Costa, recentemente nomeado director de informação da Sic, já aqui foi escrito que é um enlaçado ao poder do momento.
Só desse modo se entende a pífia entrevista que fez ao primeiro-ministro, com outro enlaçado da nomenklatura da informação, a saber, Nicolau Santos. Este, define as notícias que têm interesse para o público, no Expresso.
Na informação em geral, pouca coisa há, mais triste, do que verificar quem são os aparatchicks do status quo. Jornalistas que se prestam a obliterar informação, em favor do poder, porque se identificam com os interessados. Nem precisam de recados, porque são eles quem amavelmente se presta ao serviço, sem necessidade de intervenção central.
São eles, em relação ao poder que agora manda, os actuais Dutras Farias, ou João Coitos, de outros tempos, embora sem a categoria intelectual ou até o carácter destes últimos. São a antítese do jornalismo, porque são tarefeiros da ortodoxia do poder político que desvirtua a informação em favor da propaganda.
Agora, até o 24 Horas, de Pedro Tadeu, descobriu os laços e deu conta dos nós.
Coitados de nós.

Publicado por josé 14:06:00  

6 Comments:

  1. lusitânea said...
    Quem estácom o poder come , quem não está cheira... famoso dito dum presidente de câmara vira casacas transmontano...
    O mal é apresentarem-se como virgens...
    Arrebenta said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Arrebenta said...
    É interessante verificar como a S.I.C. passou a representar, na perfeição, o papel que a RTP tinha no... "Antigamente"
    Vitor said...
    Finalmente ... verifica-se o verdadeiro estado da comunicação social em Portugal : ou estão sob ameaça ou estão comprados.
    Depois admiram-se de haver tão poucos leitores de jornais e revistas ...
    Está na hora isto dar uma volta antes que seja tarde.
    MARIA said...
    "Controlar" a comunicação social relativamente a uma área que tanta polémica social tem suscitado, como é a saúde, foi o acto político notório e mais inteligente da actual Ministra.
    À parte deste, ainda não dei conta da sua presença ministerial entre nós ...
    Laoconte said...
    Gostaria de ver notícias como estas:

    "Prison term in VW corruption case
    Klaus Volkert, the former head of Volkswagen's employee council, has been sent to jail for two years nine months for his role in a corruption scandal."

    ou

    "'NatWest Three' head for prison
    Three British bankers have been sentenced to 37 months in prison each for their role in a multi-million pound fraud linked to US energy firm Enron." in http://news.bbc.co.uk/2/hi/business/default.stm.

    publicadas nos nossos jornais, mas com personagens e enredos nacionais.

Post a Comment