A caminho da decisão: Hillary, já em desespero, critica Obama em termos nunca vistos até agora no duelo democrata




e a reacção, bem mais serena, de Barack Obama:

Publicado por André 20:44:00  

3 Comments:

  1. Teresa said...
    Desespero? Pode ser.
    Mas, diga-me, por favor: conhece o conteúdo da brochura? Eu só li um resumo numa notícia onde o tema, claro, era a resposta da Hillary e, francamente, se fôr como o contavam, acho que a indignação dela é bastante justa... (e o golpe do Barack bastante baixo, diga-se de passagem).
    E, já agora, será que o programa apresentado pelo Barack para a saúde é assim tão "amplamente" baseado no da Hillary como dizem?
    Cumprimentos e obrigada pelo blog, Teresa.
    André said...
    Boa tarde, Teresa.

    Li, sim, os mails que a campanha de Obama enviou para os votantes do Ohio. É um exemplo de campanha agressiva, certamente, mas convinha recordar que eles já circulam há vários dias.

    A única explicação para esta reacção desregrada de Hillary, tantos dias depois, é, de facto, o desespero.

    Ela, convenhamos, tem sido bem mais «suja» nos métodos de campanha do que ele: lembra-se da forma como «festejou» a «vitória» na Florida, apesar de ter ficado pré-combinado entre Hillary, Obama e Edwards que não iria fazer-se campanha no 'sunshine state', dada a antecipação ilegal do calendário eleitoral; ou a tentativa de lançar a questão racial, após o triunfo esmagador de Obama na Carolina do Sul, para tentar «secar» a penetração de Obama nos outros segmentos.

    A todos ataques, Obama tem respondido com a manutenção num discurso forte, elegante, sem atacar os opositores.

    É esta a minha visão e é, também, isso que se tem confirmado, semana após semana, nas primárias dos democratas. Para Hillary ter-se disposto a fazer aquela figura, é porque sabe que não terá mesmo outra forma de tentar inverter a marcha, no Texas e no Ohio...

    Cumprimentos, obrigado pelo comentário
    Teresa said...
    Sim, tem razão no que aponta. Como diz, do ponto de vista da encenação da campanha, também acho que o tom dela serve para tentar inverter o sentido da marcha, sobretudo antes do Texas.

    Digamos que o meu comentário partia da valorização positiva desse movimento e por isso destacava a sua "justificação" (confesso, aliás, o meu fraquinho pela ideia de que uma mulher possa chegar a ser presidente dos Estados Unidos...)

    Obrigada pela sua resposta e pela atenção que estão a dar a este assunto no blog.

Post a Comment