Observatório 2008: até queima na luta entre Hillary e Obama pela nomeação democrata

O triunfo esmagador de Barack Obama na Carolina do Sul relançou o clima efervescente na luta pela nomeação democrata, de onde deverá sair o próximo Presidente dos EUA.

Depois das vitórias no New Hampshire, Michigan e Nevada, parecia que Hillary Clinton tinha conseguir refrear a Obamania, que desde o Iowa ameaçara ser imparável.

Mas a forma arrasadora como Obama ganhou na Carolina do Sul (55 contra 27) provou que o senador do Illinois tem mesmo condições de disputar a nomeação com Hillary.

Obama ganhou por 80/20 o voto negro e, surpresa das surpresas, esteve perto de Hillary no voto branco: Hillary arrebatou 36 por cento, Obama 24, tendo John Edwards sido o primeiro no votos dos brancos, com 39 por cento.

Na contagem dos delegados eleitos por votação, Barack aumentou a sua vantagem sobre Hillary para 15: neste momento, está 63 para Barack, 48 para Hillary e 26 para Edwards.

As primárias de terça, na Florida, não vão contar para o lado democrata, devido à antecipação ilegal decretada pelo sunshine state, pelo que Obama parte para a Super Terça-Feira, do próximo dia 5 de Fevereiro, com uma dinâmica renovada.

É certo que os dois maiores estados que vão a votos na Super Duper Tuesday, Califórnia e Nova Iorque, continuam a ser território Hillary, mas é bem possível que, entre os 22 estados em que os democratas vão participar a 5 de Fevereiro, Obama consiga mais vitórias.

Tudo aponta, pois, para que o duelo Hillary e Obama se prolongue para lá da Super Terça Feira.

Já no campo republicano, uma eventual (e provável) vitória de John McCain na Flórida (no GOP, vai mesmo contar) colocá-lo-á em excelente posição de obter a nomeação já na Super Terça-Feira -- isto porque o senador do Arizona está, surpreendentemente, à frente de Giuliani na Califórnia e em NY.

Os próximos dias vão ser, pois, cruciais, para a longa corrida à sucessão de Bush.

Publicado por André 00:52:00  

1 Comment:

  1. MARIA said...
    A saga continua e tudo parece ainda possível ...
    Extraordinária recuperação de Obama que não dá por rendida a sua luta, como é característico de todos os grandes Homens...
    Um beijinho amigo
    Maria

Post a Comment