Inequívocos

Caro Joel Pereira, da revista digital InVerbis:
No blog Sine Die, José Mouraz (Lopes), escreve o seguinte, sobre a autonomia do Ministério Público :

Ou seja autonomia do Ministério Público estando constitucionalmente vinculada, é uma garantia da própria harmonização constitucional de todo o sistema de processo penal decorrente da reforma de 1987. Esta é a conclusão que pode aliás retirar-se da decisão do Tribunal Constitucional que julgou e decidiu da compatibilização do modelo do Código à Constituição.Colocar em causa essa autonomia, seja no próprio Código, seja no Estatuto do Ministério Público, seja em qualquer norma avulsa, é pôr em causa todo o modelo que sustenta o actual edifício processual penal português.

E acrescenta ainda sobre o outro problema que tem a ver com o paralelismo da carreira do MP com a dos juízes:

Também sem equívocos: A autonomia do Ministério Público (que não é um «corpo abstracto») é uma garantia fundamental para a concretização da independência dos Tribunais. Não aceito, por isso, que se «funcionalizem» os seus agentes.

É evidente que esta opinião é absolutamente contrária à de Vital Moreira. E para já, caro Joel Pereira, é dos poucos juízes que não hesitam em manifestar uma ideia inequívoca sobre a autonomia do MP e a importância desta magistratura no âmbito da independência dos tribunais.

Publicado por josé 20:28:00  

1 Comment:

  1. verbojuridico.net said...
    Caro José:

    Não sei por que me interpela, na medida em que nunca me manifestei a propósito desta questão.

    A minha conduta perante os magistrados do Ministério Público fala mais alto que qualquer palavra que a esse propósito poderia tecer.
    Informe-se e conclua em conformidade.

    Sobre os argumentos de terceiros, apostos a título de comentários na In Verbis, sejam no sentido X ou Y não me vinculam nem significam necessariamente que com eles concorde.

    Apenas por uma questão de respeito pela liberdade de opinião, não posso ter outra atitude que não seja aceitar a sua publicação.

    Por isso lhe peço que não instrumentalize, nem o meu nome nem a In Verbis como estando a ser expressamente utilizado em prol de uma bandeira que nunca hasteei.

    Cumprimentos,
    Joel Pereira.

Post a Comment