Defesas pessoais

Vital Moreira deitou ontem um foguete blogosférico, pelo quarto aniversário do seu blog, causa nossa, partilhado com a intrépida e incrível Ana Gomes.
Fez uma profissão de fé na antiga declaração de princípios em que atesta pretender “ privilegiar a discussão de ideias e a controvérsia dos argumentos. Discutiremos opiniões e atitudes, não atacaremos pessoas.”

"Discutiremos", é certamente um modo de dizer, retórico e para dar a impressão de que a interactividade é norma no blog em causa. Como não há comentários abertos a ninguém, a não ser o correio electrónico para quem quiser dar-se ao trabalho de interpelar o professor, o que lemos e vemos, é apenas o exercício, continuado, reiterado, da opinião professoral, vinda da cátedra do "é evidente", do "como mostrei aqui", sem ter mostrado coisa alguma ou do sumário demolidor do "não se dá conta que" e do "manifesto equívoco", etc etc etc, num infindável rosário de evidências opinativas apresentadas como o nec plus ultra do entendimento corrente e indiscutível.

Ora bem. Por aqui, nesta Loja, por vezes, ataca-se a pessoa de Vital Moreira, pelo que escreve e também pelo que representa nos seus escritos e ainda pelo que faz publicamente, com relevância notoria. E nisto não há qualquer hipocrisia nem , por outro lado, animosidade pessoal que de resto nem razão teria. O blog causa nossa é um blog de ideias geralmente adversárias às que defendo e algumas delas, inimigas do senso comum e da razão. Daí a aparente animosidade que não o seja tanto assim, a não ser no uso do verbo e do adjectivo de estilo.

Dito isto, o comentador apaniguado do actual Governo - e se o é, ou seja, se é um sectário, um protegido, porque não dizê-lo exactamente assim?- este tipo de núncio, mensageiro governamental- outra vez uma coloquialidade desprimorosa, mas porque hei- de ser delicado com quem o não é também, embora disfarce com eufemismos bacocos e cite poetas para chamar mabecos a quem o critica de modo menos delicado ?- , portanto, este tipo que passa o tempo a escrever ditirambos a medidas governamentais que lhe agradam e interessam-, apesar disso, escrevia, não deixa também a hipocrisia por mãos alheias, quanto ao conteúdo do blog.
Vejamos, ao acaso de uma consulta, alguns postaizitos endereçados pessoalmente, em contradição com a auto-proclamada recusa de ataques pessoais.

12.1.2007. assinado por Ana Gomes:
[referindo-se á urdidura contra o PS, do processo Casa Pia] “ o que alarma é a tremenda ignorância e leviandade dos três magistrados do MP demonstrada naquela peça e ao longo do processo.”

18.1.2007, ainda Ana Gomes:
[referindo-se ao processo da menor Esmeralda] “A Juíza que o condenou aquele homem a prisão não tem, obviamente, uma qualidade essencial para quem deve exercer a sua profissão: bom senso, juizinho”. “Esta Senhora Juíza precisa, no mínimo, de voltar urgentemente para os bancos do CEJ e de ser obrigada a sujeitar-se a exames de direito internacional dos direitos humanos.”

24.1.2007, por Vital MoreiraProtecção à família, pois claro!
«Câmara Municipal de Soure emprega filhas do presidente e do vice-presidente» (Público de hoje).” Como será compreensível, nunca veremos um comentário que seja, ao actual estado de coisas a que chegamos, como por exemplo a contratação em outsourcing escandaloso e inadmissível, do Mestre e doutorando em Sociologia do Direito (!!!) João Pedroso. Para além de leccionar na Universidade de Coimbra, num daqueles cursos de pós-graduação, promovidos por associações privadas sem fins lucrativos ( com é do CEDIPRE do mesmo Vital Moreira), mas a funcionar em pleno nas instalações públicas daquela escola, o Governo que está, deu-lhe uma boa maquia por mês, para compilar legislação sobre... Educação(!). Comentários a isto, poderemos estar certos que nunca, mas mesmo nunca os veremos no blog em causa. ´

Por isso, aqui ficam as provas:

21.4.2007, por Ana GomesDupont e Dupond
Já toparam como Sarkosy e Paulo Portas têm tiques, esgares e espasmos muito semelhantes?Sarko e Paupo?”

14.5.2007, por Ana Gomes
O país está finalmente a concluir que José Lello, esse pilar da nossa engenharia (hidráulica, electrotécnica, mecânica?), da política socialista, da nossa administração pública e privada e da política externa, das comunidades portuguesas e da culturalidade desportiva, aquém e além-mar, está ainda manifestamente sub-aproveitado.”

6.6.2007, por Vital Moreira
[do Público] Um funcionário da PT, de seu nome Salter Cid, que passou na empresa pouco mais de um ano, tendo andado a saltitar pelo Governo, por cargos públicos e por empresas públicas, acaba "pré-reformado", com uma pensão no valor de 15 ooo euros, aos 53 anos!
Agora é número 2 da lista do PSD à câmara municipal de Lisboa.Gente guapa é outra coisa!

Mas não se julgue que estes ataques pessoais ficam por conta da maledicência natural afinal exposta também neste blog de ideias e valores, sem contrapartidas éticas ou morais. Por exemplo, Ana Gomes que se distingue neste painel aleatório pela qualidade das suas invesctivas eminentemente pessoais, neste postal que segue, de 17.5.2007, também sabe ser um amor de pessoa, para as pessoas da sua estima, por exemplo a mulher de Vital Moreira:

(…)é incontestavel e insuperavelmente competente, com provas dadas nas reformas mais emblemáticas, práticas e sentidas deste Governo - o que é "na hora" é dela.Igualmente fundamental é que é de M grande, dobrado e a "bold". De Maria Manuel. E de mulher governante para quem também importa fazer diferença pelas mulheres e pelo que interessa às mulheres. Porque só assim se constrói democracia em Portugal.

Publicado por josé 12:05:00  

0 Comments:

Post a Comment