Observatório 2008 - democratas ganham em todos os cenários

É uma tendência que se acentua: os dois principais pretendentes democratas, Hillary Clinton e Barack Obama, ganham todos os duelos com os quatro possíveis adversários republicanos.

As distâncias são muito idênticas (oscilam entre os 3 e os 15 pontos, tanto para Hillary como para Barack), sendo que o candidato republicano que consegue uma diferença mais apertada continua a ser Rudy Giuliani, sinal que reforça a sua liderança, ainda que não esmagadora, no campo republicano.
Aqui vão os números de uma pesquisa feita, no final da semana passada, pelo Bloomberg Poll, para o Los Angeles Times:
HILLARY CLINTON «vs»...
-- Rudy Giuliani, 47/41
-- Fred Thompson, 49/38
-- John McCain, 48/38
-- Mitt Romney, 49/34
BARACK OBAMA «vs»...
-- Rudy Giuliani, 43/40
-- Fred Thompson, 46/31
-- John McCain, 44/36
-- Mitt Romney, 42/32
Conclusões a tirar: apesar de estar em segundo lugar nas primárias republicanas, Fred Thompson é o menos forte na luta com os democratas, talvez por estar a ser o mais à direita na campanha republicana. A chave desta corrida parece estar a ser a conjugação de
capacidade de mudança, apelo à conciliação após uma grande polarização entre o lado democrata e o lado republicano que caracterizou os anos Bush, crítica à guerra no Iraque e vontade de apresentar soluções de retirada militar.
Dos quatro republicanos, Giuliani é, claramente, o que consegue fazer melhor a demarcação da herança de Bush e, como tal, está a conseguir entrar melhor no eleitorado independente e democrata.
John McCain, depois de meio ano de inferno, sempre a cair nas sondagens, está a a recuperar ligeiramente e talvez venha a ser o principal adversário de Giuliani à medida que a corrida venha a aproximar-se dos seus meses decisivos.
Romney, mesmo com muito dinheiro e excelentes resultados no Iowa e no New Hampshire, não deverá ter grandes hipóteses de discutir a nomeação quando chegarmos aos estados que elegem o maior número de delegados.

Publicado por André 15:58:00  

1 Comment:

  1. Laoconte said...
    Tenho a sensação de que os verdadeiros controladores da política americana (o sindicato dos grandes capitalistas) vão criar um cenário de Hillary democrata contra os reacionários republicanos, forçando assim a mão do povo na escolha de uma mulher, talvez até a aliar-se a um muçulmano.
    Mas isto em nada apazigua a opinião pública global nem pode legitimar a apoderação, de facto, dos recursos energéticos do Médio Oriente pelas multinacionais norte-americanas.

Post a Comment