A informação televisiva

As 3 televisões nacionais, abriram os respectivos jornais da noite, com notícias sobre acusações criminais de...corrupção.

Vejamos os casos, com nomes à vista: Pinto da Costa e a corrupção desportiva, já leva três acusações, todas dos últimos dias. Talvez por isso, tambén todas as tv´s decidiram abrir os notíciários, com a notícia da terceira acusação de corrupção desportiva que impende sobre Pinto da Costa.

Em seguida, aparece um outro acusado de corrupção, desta vez, corrupção mesmo, sem ser por coisas de desporto e amendoins a árbitros: António José Morais, antigo professor de José Sócrates, na UnI, de quatro das cinco cadeiras que lhe faltariam para acabar o curso e também responsável pelas equivalências anteriores para se chegar ao número certo. Morais, segundo as tv´s, é acusado de corrupção e branqueamento de capitais. Coisa pesada. Mas nada de preocupante, para o arguido, que já fez saber estar até satisfeito com esta oportunidade de provar a sua inocência. Espera-se que sim. Presumido, aliás, já é.

A RTP, achou por bem noticiar o assunto, logo a seguir ao problema desportivo de Pinto da Costa. A TVI, entendeu que um outro caso, também ligado ao futebol mereceia o destaque do segundo lugar e noticiou que Vale e Azevedo foi novamente acusado, de ter ficado com dinheiro que não lhe pertencia. Só na terceira notícia, deu destaque ao caso de Morais e ouviu o advogado de defesa do arguido, a dizer que onze anos depois dos factos, é tempo demais. Um, ainda se aceitaria; dois, já seria preocupante; três, uma eternidade; quatro uma inadmissibilidade e mais do que isso, um escândalo. Exactamente. O advogado deve saber muito bem que recolher provas de dinheiros que são depositados no estrangeiro, leva tempo. Muito tempo. Mas quando as provas aparecem, ninguém costuma perder pela demora.
A SIC, terá achado que o assunto, por ter demorado tanto tempo, já nem sequer lhe interessava- e nem o noticiou...

Publicado por josé 20:03:00  

5 Comments:

  1. AM said...
    As televisões é uma vergonha...
    MARIA said...
    Pois, é verdade. Os critérios da informação televisiva em Portugal são quase tão insondáveis quanto os segredos da alma humana...
    Arrebenta said...
    Gostaria muito de que participassem neste debate. Obg

    http://braganza-mothers.blogspot.com/2007/06/um-pouco-de-astrologia-judiciria.html#links
    Kruzes Kanhoto said...
    Este não é um país de corruptos. Não é!
    Este não é um país de politicos filhos da puta. Não é!
    lusitânea said...
    Está visto que é preciso alargar o leque de oferta televisiva.
    Mais um canal nacional que para além de empregar decentemente "independentes" nos digam as verdades a que temos direito...

Post a Comment