'grandes portugueses'

Publicado por Manuel 13:32:00  

1 Comment:

  1. Carlos Medina Ribeiro said...
    Esopo e as Leis-da-Treta

    CONTA-NOS ESOPO que, em tempos que já lá vão, as rãs, fartas da anarquia que assolava o charco onde moravam, pediram a Zeus que lhes desse um rei. Zeus, não as levando a sério, atirou-lhes então um toro que, caindo com estrondo na água, as amedrontou. «É o novo rei que chega!» - pensaram as pobres tontas. No entanto, ao fim de algum tempo, e vendo que nada sucedia, perderam o medo e o respeito ao cepo... e acabaram por se sentar em cima dele.

    A fábula ainda continua, mas é essa parte que é citada por Cervantes, que a coloca na boca de D. Quixote: o Grande Cavaleiro prometera a Sancho uma ilha para governar e, numa prédica recheada de bons conselhos, recomenda-lhe que, quando fizer leis, tenha o especial cuidado de, depois, as fazer cumprir.

    Soubessem os responsáveis actuais aproveitar sabedoria tão antiga, e não estaríamos agora tão atafulhados de Leis-da-Treta (aquelas que ninguém cumpre nem faz cumprir), que tão corrosivas são para a Democracia e que, face à bandalheira existente, põe "tão boa gente" a suspirar por "outro Salazar".

Post a Comment