os outros também

O Ministro da Justiça ficou extremamente "agastado" com a divulgação pública do almoço, em S. Bento, entre Pinto Monteiro, José Sócrates, o Ministro das Finanças e ele próprio, alegadamente para discutir meios para a PGR e por consequência para o combate à corrupção. Mais, considerou 'extremamente irresponsável' a notícia que foi capa do Sol, onde a reunião era associada à preocupação do Governo relativamente à Operação Furacão, que afecta a grande banca nacional. Para Alberto Costa a notícia é tanto mais 'irresponsável e inexplicável' porque o actual PGR foi nomeado há menos de um mês.

O drama de Alberto Costa não é noticia do Sol, que aliás não foi minimamente desmentida, no comunicado publicado no Sábado, pela PGR mas sim o facto de o almoço/reunião ter sido tornado público. Alberto Costa e Pinto Monteiro podem achar a coisa mais natural do mundo um PGR, um PM, mais dois ministros almoçarem (!) , às escondidas, em São Bento, só que não é. Nunca foi. Fosse, e não haveria notícia já que tal almoço estaria, prévia e antecipadamente, escarrapachado na agenda oficial do PGR que este agora, e bem, publicita no site oficial da Procuradoria.

Alberto Costa e Pinto Monteiro parecem continuar a achar que as coisas se resolvem com cochichos e segredinhos, quando o que é preciso é clareza e transparência, isto é tudo o que não está a acontecer. Obviamente que nenhuma consequência ou ilação irá ser tirada, a não ser mais 'cuidado' da 'próxima' vez.
Noutras circunstâncias uma ida do PM, e do PGR, a Belém para lhes ser recordado o princípio básico da separação de poderes seria mais do que oportuna mas, todos sabemos que isso não vai acontecer.

Nos entretantos, a culpa, repito, a culpa não é de Pinto Monteiro, ele limita-se, afinal, a ser igual a si próprio. O drama é que os outros também.

Faltam 43 dias.

Publicado por Manuel 08:47:00  

0 Comments:

Post a Comment