Ânimos exaltados no mundo português

Os emigrantes portugueses no Luxemburgo estão a realizar um abaixo-assinado contra dois artigos, considerados "xenófobos", publicados nos jornais Tageblatt e Jeudi que interpretavam a colocação de bandeiras portuguesas às janelas, não acompanhadas das congéneres nacionais, como um sinal de "falta de respeito" e de "não integração" e criticavam a elevada taxa de insucesso escolar entre a comunidade portuguesa.

Sob anonimato, o presidente de uma associação de emigrantes ameaçou ripostar convocando um grupo de mulheres mártires, treinadas durante anos pelos maridos, pronto a imolar-se em frente às portas das embaixadas luxemburguesas espalhadas pelo mundo inteiro, caso o governo do grande ducado não puna severamente os jornalistas. Entre palavras de ordem como “Deco é grande”, milhares de portugueses indignados reduziram a cinzas cigarros com a bandeira luxemburguesa inscrita e rasgaram fotografias do monarca recortadas da imprensa cor-de-rosa.

Ainda em Nuremberga no rescaldo de uma conversão forçada do protestante Miguel Tavares e acólitos à mensagem do profeta Scolari, o xeque Al-Madaíl exortou os portugueses residentes no Luxemburgo a boicotarem os produtos daquele país, nomeadamente as ofertas de trabalho na construção civil e na limpeza. No entanto, na capital do ducado, o pregador da Grande Tasca do Benfica afirmou, perante milhares de fiéis: "Não aceitamos `desculpas`. Deve cortar-se a cabeça daqueles que publicaram esses artigos. Qualquer dia hão-de inventar que trouxemos a sida a este país". As forças de segurança apenas conseguiram dispersar a multidão uma hora depois do início dos distúrbios, recorrendo ao lançamento de (mais) um boato sobre a vida privada de Cristiano Ronaldo.

Publicado por Nino 14:03:00  

0 Comments:

Post a Comment