Leitura absolutamente indispensável

Do Jansenista, com atraso mas com vénia:

Vamos ser civilizados

Ontem a TV5 passou um documentário sobre as «mordomias» no governo francês. Uma pouca vergonha, como cá. Depois mostraram um país mais civilizado, a Suécia, e o contraste era absoluto: para dar apenas um exemplo, os ministros não têm carro de serviço, e se não têm convidados especiais estão limitados a uma cantina na qual têm que pagar a refeição – e o menu não pode ultrapassar os 6 euros.

Há uns anos soube que a única coisa que gerava trocas de insultos entre ministros lusitanos era a utilização dos Falcons, e que as primeiras horas nos gabinetes eram dedicadas a ordenar redecorações, a encomendar viaturas novas e a colocar motoristas do Ministério ao serviço das esposas e da prole.

Claro que há pior, muito pior, se isso nos serve de consolação. As minhas recentes experiências africanas têm-me sido sobejamente reveladoras do latrocínio conspícuo que passa naquelas paragens por exercício do poder.

Para tentar ser generoso e patriota, coisa que não me tem dado para ser ultimamente, diria que Portugal vai a meio caminho nessa pedra de toque civilizacional que é a existência de «mordomias» associadas ao exercício de funções públicas – mas ainda falta um longo caminho para impormos disciplina e sobriedade a essa canalha partidária que aprende, desde pequena, a lambuzar-se com o dinheiro dos contribuintes.

Vamos a meio caminho da civilização.
Retenho e mastigo esta última frase e fico angustiado: vamos mesmo a meio caminho da civilização ou caminhamos na direcção oposta?

Publicado por irreflexoes 13:59:00  

0 Comments:

Post a Comment