Nestas coisas é que percebo

Que ainda sou de esquerda. Não sei porquê, mas a mera visão de todos aqueles investidores a puxarem pela ideia da energia nuclear, numa ofensiva comunicacional que tomara muitos partidos, me desperta imediatamente uma sensação de desconfiança.

Além do mais, lembra-me logo aquela paródia dos Simpsons, em que temos tipos incapazes a gerir uma tragédia em potência.

Publicado por irreflexoes 06:20:00  

5 Comments:

  1. jcd said...
    A Energia Nuclear é de direita?

    E a eólica? E a hídrica?
    P Amaral said...
    A electricidade também foi, e continua, perigosa. Um bairro em NY ardeu completamente por causa da electricidade. E se não fosse um homem rico a investir e a confiar nela, hoje o Edison seria um nome maldito.
    A energia nuclear implica riscos?
    Grandes? Claro que sim. E a humanidade continuará - com certeza, sem mim e sem outros mas continuará.
    Mudando de assunto:
    comentários só para bloggers?
    irreflexoes said...
    Caro JCD,

    Podemos parar de fazer floreados à volta das coisas?

    Eu escrevi o que escrevi. O meu amigo leu o que quis.

    Simplesmente, as duas coisas não são uma e a mesma.

    Ser a favor ou contra da energia nuclear é, como sabe, uma questão em que a dicotomia esquerda-direita conta muito pouco. Aliás, a URSS foi uma das nações que mais se entregou a esta forma de produção de energia eléctrica.
    irreflexoes said...
    Ilustre Observador,

    A utilização de expressões como "rapaz" pretende ser argumento?

    Sabe o que é que me deixa fulo da vida?

    É que o JCD sabe bem o que está a fazer. Só que depois leva outros, como o Ricardo Francisco e V.Exa. atrás.

    E eu fico sem saber se estão a tresler intencionalmente ou se estão a tresler involuntariamente.

    Não se vá dar o caso de ser a segunda, aqui fica o detalhe da coisa:

    Naquele primeiro parágrafo, a parte operativa tem a ver com a aglomeração de capitalistas em redor de uma ideia nova - a ideia é irrelevante, como passarei a demonstrar -; ora como é sabido, uma aglomeração de empresários, para quem se situa à esquerda, tem mais a ver com aquela velha ideia do Adam Smith:

    "People of the same trade seldom meet together, even for merriment and diversion, but the conversation ends in a conspiracy against the public, or in some contrivance to raise prices." (The Wealth of Nations, Livro I, Capítulo X)

    Quanto à irrelevância da questão nuclear para o meu desabafo ilustre-se: "Não sei porquê, mas a mera visão de todos aqueles investidores a puxarem pela ideia da roda quadrada, numa ofensiva comunicacional que tomara muitos partidos, me desperta imediatamente uma sensação de desconfiança." ou ainda ""Não sei porquê, mas a mera visão de todos aqueles investidores a puxarem pela ideia do iogurte de batata, numa ofensiva comunicacional que tomara muitos partidos, me desperta imediatamente uma sensação de desconfiança.".

    O que eu associei, a final, e até mesmo a príncipio, ao meu sentir de esquerda, é a tal desconfiança quando todos desatam a puxar para o mesmo lado. E foi o Adam Smith que me ensinou isto. E ainda dizem que não se pode ser de esquerda liberal.

    Estamos entendidos?
    Michelangelo said...
    A Energia Nuclear tem de facto evoluído ao longo do tempo: os processos que a originam estão melhores controlados, sendo uma das formas menos poluentes de produzir energia, mas também não é possível negar o perigo associado.

    A questão dos resíduos nucleares tem sofrido também enormes evoluções. Actualmente está a ser testado um processo em que os resíduos são colocados dentro de um 'contentor' natural que é tem maior durabilidade que a própria duração da radioactividade.

    Não estou para já necessariamente a favor nem contra a possibilidade de produção de energia nuclear. Estou, isso sim, a favor de uma discussão científica da questão...

Post a Comment