A classe dos políticos -epílogo

Aqui fica o epílogo do texto publicado mais abaixo:

"É dever dos patriotas e democratas lutar contra tudo isto. Se não se mudar até ao fundo tudo isto, colocando o sentido do Estado e da sociedade - em suma de Portugal - acima do sentido partidário, só legítimo ao serviço de Portugal, nada de substancialmente diferente se construirá em Portugal. Haverá solução? Não serão isto males comuns da democracia? Creio que há solução. E que, se em Portugal conseguimos alcançar um elevado grau de perversão do sistema partidário - que não é representativo e nacionalmente útil, não tanto porque falte este ou aquele partido, mas porque todos corporizam equívocos e todos exercem no sistema uma intolerável função totalitária, também haveremos de ser capazes de pôr tudo no são."
A.L.Sousa Franco, in O Jornal de 10.11.1978 , sob o título " Reflexão sobre a classe política".

* Professor da Faculdade de Direito de Lisboa, [ falecido em 9.6.2004] . Deputado do PSD e anterior presidente da sua Comissão Política. Secretário de Estado das Finanças do VI Governo Provisório. Desde então dirigente e dissidente do PSD; fez parte do Governo de A. Guterres de quem disse depois ter sido o pior governo desde o tempo de D.Maria, apesar de considerar o "António", o melhor .

(1) Este termo tem motivado várias interpretações e alguns equívocos. Num próximo artigo apreciaremos o tema.[Sousa Franco referia-se ao termo "situacionismo" e o tal artigo próximo nunca cheguei a ler.]

Publicado por josé 21:17:00  

5 Comments:

  1. AC said...
    Uma questão subjacente é que o situacionismo evoluiu, alastrou-se, alapou-se, consolidou-se tornando-se impermeável.

    Alguns poucos lutam verdadeiramente, outros integrando a própria situação, governam-se. Não creio que se produza qualquer alteração que vise pôr os interesses da nação acima de outros no actual modelo político.

    E em boa verdade, este modelo deu provas do que realmente vale. Delapidou o ouro Salazarista, os fundos vindos da EU, os nossos impostos, os nossos fundos de pensões e ainda nos endividou em 2 mil contos por cabeça. Simultaneamente, gerou 500 mil desempregados, agravou dramaticamente o custo de vida, 20% da nossa população vive na miséria e colocou, apesar dos rios de dinheiro da EU, Portugal na cauda da riqueza europeia.

    Há que mudar o rumo. Mudar o sistema político e acima de tudo, mudar quem nos tem dirigido neste últimos 30 anos.
    http://desgovernos.blogs.sapo.pt/
    josé said...
    Caro Pedro A:

    "Se não sabe porque pergunta?"

    A citação é do falecido João César Monteiro. Não sei se é original, mas parece-me genial.
    zazie said...
    bom trabalho josé!

    e excelente citação ":O)))

    um bom Ano para o josé e restantes limianos

    e muitos beijinhos
    zazie said...
    olha, e já agora para o vosso papagaio nonó. Realmente mais nenhum blogue se pode gabar de ter um papagaio de estimação
    ":O)))

    (está a ouvir, zezepovinho, não disfarce...)
    irreflexoes said...
    Caro confrade,

    muito e muito obrigado. Belíssimo texto.

Post a Comment