ImBrikados

Nestlé: leite Nan em embalagem de papel vai ser retirado do mercado português.

O leite Nan da Nestlé produzido até Setembro deste ano e comercializado em embalagem de papel (Tetra Brik) vai ser retirado do mercado português, disse hoje uma fonte daquela empresa em Portugal.



A substância Isopropylhioxanthone pode não ser exclusiva do leite para bebé, uma vez que a contaminação por tinta partiu de uma embalagem de cartão cujo formato variado para os produtores de leite longa vida é quase* monopólio mundial de fabrico da Tetra Pak.

* Corrigido.

Adenda:

Tetra Pak: novas embalagens de leite já não contêm ITX

A empresa Tetra Pak afirmou hoje, em comunicado, que tomou a iniciativa de mudar o processo de impressão das embalagens que fabrica, passando a utilizar tintas sem Isopropylhioxanthone (ITX), depois de as autoridades terem detectado a presença desta substância no leite da Nestlé para crianças. [Público, 22/11/2005]


Químico que contaminou leite infantil da Nestlé também foi detectado em sumos

A substância utilizada na impressão de embalagens de cartão da Tetra Pak que contaminou o leite líquido infantil da Nestlé, retirado do mercado em vários países, incluindo Portugal, também foi detectada em sumos de citrinos.

A informação foi avançada ontem pela Tetra Pak, a empresa sueca responsável por estes invólucros, que anunciou ao mesmo tempo que por precaução vai retirar o químico do processo de impressão de todas as embalagens de leite e sumos, progressivamente, até 31 de Janeiro. (...)

"O problema não é restrito à Nestlé, foi detectado em produtos de outras marcas", confirma a porta-voz da empresa sueca. [Público, 24/11/2005]

Publicado por Nino 17:37:00  

2 Comments:

  1. António Torres said...
    Post com um erro.
    A Tetra Pak não é o único fabricante deste genero de embalagens.
    Não é um monopólio, visto que há a Combibloc (alemã), Pure Pak (EUA), Elopack (Noruega) e dois fabricantes japoneses.
    Tendo o problema ocorrido na Suiça, a maior probabilidade é ser outro fabricante, como a alemã combibloc.
    Nino said...
    É verdade, António Torres, é quase um monopólio. Mas trata-se mesmo da Tetra Pak, que detém a Tetra Brik.

Post a Comment