Piada de Verão

A Universidade Independente é a que oferece melhores saídas profissionais aos seus alunos. Segundo o 24 Horas, três dias depois de ter completado o curso na UNI, Armando Vara foi colocado no conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos

Publicado por Carlos 12:20:00  

16 Comments:

  1. Anónimo said...
    Não foi também a universidade aonde se formou o Socrates?
    josé said...
    Exactamente!
    E conviria pewrguntar e perguntar e voltar a perguntar, por escrito e não só, como foram realizadas essas licenciaturas. Em que tempo; com que notas; com que frequências; quem foram os avaliadores e como se processou tudo isso.

    As dúvidas e suspeitas já são mais do que muitas, tendo em atenção que se trata de governantes e políticos com notoriedade acrescida.

    Sei que há muita gente que não se interessa minimamente por isto e que até considera um despautério - para dizer o menos...- que haja alguém a tratar estes assuntos.

    O melhor trabalho que vi sobre isto, foi aliás, no blog Do Portugal Profundo, a propósito da licenciatura do Sócrates.
    Perguntou, perguntou e voltou a perguntar e ninguém respondeu com clareza e transparência.
    Daí que seja inteiramente legítimo voltar a perguntar e a verificar como funciona a Universidade Independente.

    Perguntar não deve ofender e as respostas tornam-se aflitivamente urgentes, em nome da transparência e para afastar de vez qualquer suspeita- que são muitas, infelizmente.
    Anónimo said...
    Porquê? Para se ser primeiro Ministro é preciso ser licenciado em determinadas universidades ou é preciso ser votado pela maioria do Povo?
    Anónimo said...
    para ser pm é preciso não ser mentiroso e falso tal como este. se ele não tem problema nenhum porque é que ele não fala abertamente sobre o assunto? eu não conheço ninguém que não conte o seu percurso académico quando lhe perguntam. o problema não é qual a universiadade em qu o pm se licenciou mas antes o facto de esta estar a brotar licenciados de um dia para o outro.segundo me lembro do portugal profundo o pm concluiu a licenciatura quando era ministro!! temos super-homem ou o príncipio dos 3 p's: pago para passar
    bc
    Anónimo said...
    Para ser primeiro-ministro convém ter competência... E ser indigitado pelo Presidente da República, face à composição da Assembleia da República, tendo sido indicado pelo partido mais votado.

    A competência adquire-se através da formação, da experiência e das capacidades individuais inatas, e da forma como se consegue conjugar estas componentes.

    Não me parece que mentir patologicamente sobre a formação que se possui (ou deixar que se minta por nós) seja um sinal de competência, antes pelo contrário.

    É isso que está em causa. A mentira sobre um facto.

    A formação superior não é uma condição necessária e suficiente. É apenas mais uma componente, que depende de muitas outras variáveis para poder acrescer competência a quem se formou.

    Muita gente sem formação superior tem competência elevada (vd Jonh Major, este de direita, entre outros).

    O comportamento do PM (ou de alguém que por ele faz passar a mensagem) é o msmo de um "cábula". E isso traduz, para além de incompetência, fraude. È isso é indamissível!

    Alface
    josé said...
    Tirado do site da Uni:

    "A UnI é:

    ÚnIca: porque promove a unidade nesta diversidade imensa. Incentiva cada Aluno a promover o seu espírito crítico, para que, por si só, possa ser um dos pilares da mudança necessária.

    Irreverente: na forma de ser e de estar. Aqui, não se busca a perfeição. Buscamos a permanente vontade de aprender e experimentar, interagindo com o mundo como ser sensível que é.

    Inovadora: A UnI quer ser o local que desperta a vontade de estar e aprender, sem aquele sentido de obrigatoriedade. A aprendizagem tem um cariz estimulador, que alimenta e desperta a emoção.

    Independente: no contexto actual, privilegiamos uma Universidade difusora de princípios e de procura constante de argumentos que permitam ao Aluno imaginar para além daquilo que nos é dado a conhecer."

    Gostei da menção a "irreverente"...
    Uma Universidade irreverente era só o que faltava e por isso, nada há a temer quanto à transparência.
    Estou convencido que a opacidade na disponibilização das informações pretendidas acerca dos polítos em causa ( e parece haver mais...)será coisa feita de equívocos.
    Pode lá ser assim, numa Universidade que se quer irreverente, inovadora e independente, para além de única!?!
    josé said...
    Não consigo é enxergar no sítio a composição do corpo docente...será por causa da tal "irreverência"?!
    Anónimo said...
    Tambem andei à procura do corpo docente, e tive um pouco mais de sorte.

    Numa noticia de 24.3.2005 do Diário de Notícias, e a propsótito do despedimento de 10 professores, é dito que o total de professores da universidade é de cerca de 280.
    Curioso que no site da Universidade não conste o nome de quase nemhum deles.

    Noutro local (www.dps.ual.pt/spinto.htm)
    encontrei o "curriculum vitae" de Mestre Silva Pinto, Professor Catedrático Convidado da Universidade Independete, desde Outubro de 1995 a 30 de Setembro de 1999.

    Vale a pena lêr, garanto !
    josé said...
    Vale, de facto, a pena!

    Um Mestre assim, há poucos!
    Até chegou a publicar um "estudo" que será deveras interessante de ler e que vem referido no extenso currículo:

    "Tem publicado um artigo sobre As Enfermeiras Para-Quedistas nas Guerras de África, no nº29 da Colecção Cadernos da Condição Feminina."

    Agora, fora de brincadeiras:

    Quando começou exactamente o Curso de Relações Internacionais na UiNd?
    Diz-se no site que o curso tem a duração de 4 anos. Deve, por isso mesmo, ter começado antes de 2001...
    Anónimo said...
    NUNCA UM INVEJOSO PERDOA O MÉRITO:

    Pierre Corneille, 1606-1684, dramaturgo francês
    josé said...
    Creio que as mulheres em geral, ressalvando sempre as particularidades de muitas, têm um problema com esse pecado mortal que é a inveja.

    Estão sempre prontas a catá-lo onde menos se suspeita e onde os pecados podem bem ser outros...
    Emfim...
    josé said...
    O problema aqui nada tem a ver com a inveja!
    Tem tudo a ver com chico-espertice; desenrasca; fraude;nepotismo;clubismo maçónico;amigos dos amigos;vidinha,no sentido que lhe dava O´Neill;mediocridade;princípio de Peter;incompetência;carreirismo partidário;corrupção.

    Enfim, tudo valores importantes na sociedade portuguesa actual.
    O Vara ou o Sócrates são meros sintomas.Exemplos, quoi!

    Ver inveja nisto, nem é ver mosquitos por cordas: é inventar mosquitos que toldam a visão.
    Anónimo said...
    No país dos doutores e apesar de tudo, o uso do título de engenheiro pressupõe que quem o usa está inscrito na Ordem dos Engenheiros.

    Esta só atribui a filiação a licenciados por cursos que reconhece.

    Ora o nosso precioso Sócrates, pm deste país de doutores, está nela inscrito ?
    Anónimo said...
    O Sr. Dr. Manuel Moreira, candidato do PSD à Câmara Municipal do Marco de Canavezes, também passou rapidamente d0 5º ano do curso comercial a licenciado (administração autárquica)e pós-graduado. Foi também na U. Independente, onde lecionava ciência política......
    Anónimo said...
    Eina!, o debate que por aqui vai!...

    A Universidade Independente foi aquela de quem recebi informação directa, por mail, de que José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa se licenciou aí em Engenharia Civil em 1996. A Inspecção Geral do Ensino Superior, a quem expus a situação em detalhe, respondeu-me que não não tinha competência para tal: a averiguação da legalidade e regularidade da atribuição de equivalência, de realização de provas e da concessão de diplomas parece não ser competência dessa Inspecção...

    Isto dos cursos não se deve estranhar. Noutro contexto, o dos States há muitas instituições a vender diplomas, conferindo graus que chegam ao doutoramento.

    Que causa mais honrosa do que servir o povo?... Como pretender impor baias a quem (os políticos)não tem limites?... Não se submetem eles ao escrutínio dos pares, eles próprios já co-optados em reuniões selectivas e encontros exclusivos?...

    Não é uma utopia pretender que um sistema tão corrupto como a nossa actual democracia representativa, partidocracia, ditadura dos "aparelhos" estabeleça normas de controlo: é um absurdo! Este que temos é um verdadeiros sistema de castas à indiana em que nós somos os sudras (intocáveis) e eles brâmanes que atingiram por provas de corrupção, obediência e imoralidade, uma classe da qual não descem, senão temporariamente, por efeito de alguma denúncia de algum cidadão que decida arriscar, em nome da comunidade, a consequente pena de ostracismo, indemnização, despedimento ou cadeia.

    O caso de Armando-Fundação PS-Vara é apenas mais um, como é o de José-Safari-Sócrates (já agora quem paga as diárias de 500 dólares nos luxuosos Serena Hotels do Quénia e Tanzânia?...), como será o caso de outro qualquer.

    Como está o sistema é inimputável. Sem a reforma da democracia representativa para a democracia directa não passamos da corrupção do Estado e da regressão económica. Infelizmente, só uma crise económica gravíssima imporá rapidamente essa necessidade. Até lá, a mistura da corrupção e demagogia continuam. E nós, a luta.
    josé said...
    Mas de onde é que vem isto, ó Pedro M?!

    Isto parece um dos "Parágrafos do engº Simões"!

Post a Comment