Mira Vital

  • Vital Moreira não vê inconvenientes num referendo ao aborto, à pressa, antes das presidenciais, e, imagine-se, não vê nesse referendo incómodo para uma candidatura presidencial de Cavaco Silva. Se se percebe, e se regista, a refinada hipocrisia não deixa de custar ver alguém do calibre intelectual de Vital ser tão intelectualmente desonesto, é que a questão não é saber se a questão do aborto chamusca ou não Cavaco, a questão é saber se é legítimo tentar condicionar o debate político que se pretende à volta das presidenciais com um referendo sobre o aborto em background, sendo (erroneamente, mas é) o aborto umas das questões que alegadamente divide campos, e esquerda e direita. O referendo, não sendo uma questão premente, não tendo sido sequer debatido, nem apresentado como questão central nas últimas legislativas, mais não é do que uma tentativa rasca de tentar balizar fronteiras para o combate presidencial que se adivinha - esquerda de um lado, direita do outro.
  • Até hoje a única pessoa, de entre os apoiantes de Soares, que se pronunciou com um minimo de lucidez sobre o caso Manuel Alegre foi Carlos Monjardino. Os arrazoados de Carlos Ventura Martins, ex ajudante de Soares, capataz da imprensa rosa-pimba, hoje no DN, e de Vital Moreira, revelam o pior da natureza humana, pela forma como tentam encostar Manuel Alegre à parede. A questão não está tanto em saber se Alegre é candidato ou não, não acredito que o seja, particularmente quando há reais hipóteses de Cavaco resolver o assunto na primeira volta, mas na forma como Alegre está a ser tratado. A trupe do Dr. Soares sabe muito bem do descontentamento que grassa silenciosamente nas fileiras da esquerda, e do PS em particular, face à candidatura que impôs, e decidiu transformar Alegre num exemplo, aos potenciais dissidentes é pois prometido um tratamento tanto ou mais humilhante que o dedicado ao poeta de Coimbra, havendo um carinho especial com os sampaístas ("ao não ter servido para líder do PS, por que razão haveria de servir para seu candidato presidencial?" escreve sobre Alegre (ou será sobre Sampaio?) Ventura Martins...). Acontece que é tudo demasiado óbvio, tanto mais que - na hora da verdade - o pior que Alegre pode fazer a Soares, com o coração desfeito, é mesmo dar-lhe o seu apoio formal. A Vingança vai ser servida fria. Achei curioso a Vital Moreira antecipar uma cisão no PS caso Alegre avançasse. Sintomático. À direita a não candidatura de Soares até convém, unindo porventura menos as esquerdas que (simbolicamente) Soares, o que não é líquido, dada a a sua personalidade 'poética' e o seu estilo quixotesco e nada florentino, a plataforma que construísse seria infinitamente mais sólida e menos conjuntural. Soares pela sua própria natureza é incapaz de sedimentar algo que não seja o culto à sua personalidade, já Alegre pod(er)ia ter lançado as bases da refundação da esquerda, algo a prazo, muito mais temível.
  • Finalmente, e ainda sobre Vital Moreira, umas palavrinhas sobre a entrevista de Mira Amaral ao Diário de Notícias. Vital cita-o e à citação dá o pomposo título de "Diz quem sabe.", e fica-lhe mal, muito mal, porque Mira Amaral não é passível de ser levado a sério. Que se criticasse o anterior Governo por lhe ter arranjado tacho, para não terem - literalmente - de o aturar, e às suas birras, seria perfeitamente legitimo e justo, agora, dar crédito a declarações requentadas de Mira Amaral, já é demais. A sua entrevista hoje ao DN fica aliás para a história como um dos maiores exercícios de revisionismo dos últimos tempos, de mais a mais, Mira falou em que qualidade ? Na de político não deve ser pois prometeu abandonara a política pela n-ésima vez, e não falando na de político que crédito se pode dar às sua declarações, por exemplo, sobre a Petrocer, e a GALP, quando a Petrocer é uma emanação do BPI, e ele próprio, 'gestor', um principescamente pago consultor do presidente do BPI ? E o cuidado que Mira teve em não beliscar o novo CA da CGD e Armando Vara em particular, repararam ?

Publicado por Manuel 16:17:00  

4 Comments:

  1. Teófilo M. said...
    Ó Manuel, criticar apenas o Mira Amaral e não criticar os que lá o meteram, ou é apenas falta de atenção, ou é esconder o Sol com a peneira.

    Colocar um 'post' como este, do tipo salada russa, onde se misturam lágrimas de crocodilo pelo Alegre, incómodos sobre o referendo sobre o aborto e uns passinhos de lã sobre as afirmações do Mira Amaral esquecendo-se de criticar quem o colocou lá, mostram claramente quem está à rasca, e já não sabe como fugir ao incómodo das declarações do antigo ministro do PSD.

    Cumprimentos
    Manuel said...
    ó Teófilo... Leia melhor.

    "Que se criticasse o anterior Governo por lhe ter arranjado tacho, para não terem - literalmente - de o aturar, e às suas birras, seria perfeitamente legitimo e justo,(sic)"

    QED
    Anónimo said...
    Acho extraordinário falar do 'calibre intelectual' de Vital Moreira... Ele é apenas um prof. de direito, ou como gosta de dizer um constitucionalista... educado no PCP... quer dizer, há um mundo incomensurável de conhecimentos básicos de que ele não pesca nada, mesmo nada... o seu anticlericalismo primário diz tudo quanto ao 'calibre intelectual'...
    Anónimo said...
    Vital é o máááááximo!
    Vital para a Sibéria, já!

Post a Comment