'Fim da corrupção colocaria Portugal ao nível da Finlândia'

já o tinhamos referenciado aqui, agora é a vez do mainstream...

Estudo do Banco Mundial mostra que países podem triplicar rendimento per capita. E diminuir mortalidade infantil. Corrupção prejudica famílias mais pobres com impostos injustos e cria a necessidade de «subornos» nos serviços públicos.

[Portugal Diário]

Publicado por Manuel 14:48:00  

4 Comments:

  1. josé said...
    Aí está uma medida que poderia ser tomada sem qualquer custo para o cidadão!

    O ovo de colombo!

    Bastaria que quem é corrompido, nas altas negociatas em que o Estado administração participa, deixasse de o ser.
    Assim, já não seria precisa a grande coragem de cortar regalias e direitos adquiridos aos funcionários públicos e acabaria o regabofe para uns tantos que podem gozar uma vida muito boa, à sombra de grandes oportunidades nas...funções públicas do Estado.

    Poderia ser que assim acabasse este mal estar geral que se nota em Portugal e se começasse uma era de optimismo sério.

    Mas quem é que vai levar a sério a proposta? O Jorge Coelho?! O Dias Loureiro?!

    Deixem-em rir.
    Anónimo said...
    sr. manuel, a corrupção está directamente ligada ao nível geral do país, especialmente ao PIB/capita. Um país pobre tem em geral mais corrupção do que um país rico, embora haja países ricos de recursos naturais muito corruptos.

    Se analisar os relatórios da Transparency International, organização ligada à ONU que se dedica a estudos sobre a corrupção no mundo, verá que para o PIB/capita português ou inferior não há nenhum país menos corrupto do que Portugal. Portugal é o menos corrupto de todos os que têm PIB/capita semelhante ao nosso. Mesmo países mais ricos, como a Itália e outros, são considerados mais corruptos nos relatórios da TI.

    É evidente que há corrupção em Portugal, e deve ser denunciada e combatida, mas não exageremos, Portugal é um país pouco corrupto comparado com muitos outros países.
    Anónimo said...
    Até admira que a Grande Loja, sempre tão bem informada,tenha deixado passar em claro esta notícia publicada no Correio da Manhã em 20-08-05:

    Fisco deixa caducar imposto

    Jorge Godinho

    António Carrapatoso pagou voluntariamente os impostos em falta
    A Administração Fiscal deixou caducar 800 mil euros de impostos do presidente da Vodafone, António Carrapatoso. O caso ocorreu no final de 2004 e surge em virtude da falta de notificação do gestor por parte do 8.º Bairro Fiscal. Este é apenas um caso, dos muitos que ocorreram em 2004, em virtude de um atraso generalizado nas notificações dos contribuintes.

    José Manuel
    Anónimo said...
    ao jose manuel, anonimo anterior

    Esta Loja é dos amigalhaços.:-)))

Post a Comment