O regresso do escaravelho de jade

Estando o país em estado de dissolução e sem solução à vista, preocupemo-nos com assuntos mais candentes.

O circunspecto DN, noticiou ontem em destaque na última pág. (link não disponível) que:


... Yoko Ono proibiu Paul McCartney de incluir o tema Yesterday numa compilação de canções românticas. Yoko Ono alega que o ex-Beatle não pode usar uma música da dupla Lennon-McCartney numa colectânea a solo intitulada Paul McCartney Love Songs...

Desconfio que lá do assento etéreo a que subiu, o estro de John Lennon estará a revolver-se de incomodidade com esta curiosa iniciativa.

Dando de barato a imaginativa teoria de que uma obra em co-autoria, devidamente creditada, não poderá ser incluída numa colectânea de canções de um dos autores, a verdade é que a temível Senhora Ono vem reclamar um direito moral de autor do qual o próprio Lennon fez questão de se distanciar.

Recordo este trecho de uma famosa entrevista:

What part did you ever play in the songs that are heavily identified with Paul, like “Yesterday”?

– “YesterdayI had nothing to do with. (in Jann Wenner, “Lennon Remembers – The Rolling Stone Interviews”, Penguin Books, 1973, p.122).

Compreende-se bem, aliás - que me perdoem os beatlemaníacos mais furiosos – que um songwriter da estirpe de Lennon rejeite a paternidade de “Yesterday”. A melodia pode ser bonitinha, mas a canção é irremediavelmente pimba e está poeticamente ao nível de um “Be-Bop-A-Lula”...

Publicado por Gomez 13:00:00  

4 Comments:

  1. Kamikaze (L.P.) said...
    Nem mais, nem mais! Que surpreendente regresso, caro Gomez! Bom ano, com mais tempo para nos iluminar com os seus posts e comentários, são os meus votos (também a pensar na qualidaade do meu novo ano, claro).
    josé said...
    Aqui há uns anos escrevi isto ( ainda não publicado...ahahah):
    "Em Agosto de 1965 saiu o LP Help!,com as canções do filme do mesmo nome, realizado por Richard Lester e que incluía três das melhores canções do grupo: You´ve got to hide your love away, Yesterday e I,ve just seen a face.
    A canção Yesterday , talvez a mais interpretada por outros autores na história da música, é um clássico da autoria exclusiva de Paul McCartney que a escreveu a caminho do Algarve, com algumas hesitações quanto à letra que começou por se referir a ovos estrelados e ao amor às pernas duma rapariga. A melodia e a letra definitiva , porém, sintetizam na perfeição as agruras de um afecto perdido de um dia para o outro, sem remédio e por culpa própria. "

    Pouco tempo antes de morrer, em 1980, John Lennon deu uma longa entrevista à Playboy ( ok, comprei para ler...) onde discorreu sobre as mais importantes canções dos Beatles e sobre Yesterday, disse:
    "LENNON: Well, we all know about "Yesterday." I have had so much accolade for "Yesterday." That is Paul's song, of course, and Paul's baby. Well done. Beautiful -- and I never wished I had written it."


    Agora queria escrever algo mais e que fosse original. Não é possível, pois está tudo aqui:
    "http://www.songfacts.com/detail.lasso?id=82

    Pensando bem, talvez falte o seguinte:
    A canção foi gravada e interpretada num dos programas de Ed Sullivan ( que estão agora a sair em dvd), nos USA.
    A guitarra acústica que Paul McCartney usou, era uma relativamente modesta Epiphone Texan, produzido pela casa Gibson-.
    No ano transacto, Paul McCartney aoutorizou a reedição desse modelo, a que deu o nome e a sua venda para fins de caridade- ver aqui:
    http://www.guitarplayer.com/mcccartneyleguitars.htm

    Yesterday já passou há muito tempo.
    Bem vindo, Gomez, ao novo ano!


    Em resumo:
    Yesterday deve nada vezes nada ao beatle John e por isso,
    Zu said...
    Deixando de lado a parte musical, já comentada: bem regressado sejas, Gomez! :-)
    Gomez said...
    Olá a todos e votos de um óptimo ano!
    Receio bem que o tempo continue a ser escasso... veremos...
    O Ven. José acrescentou o muito que faltava (como seria de esperar).
    Quanto a saber se "Yesterday" é um clássico pop de primeira grandeza (também já tive essa opinião) ou uma canção "pimba", é uma questão de gosto, na qual ninguém julgará em última instância.
    Felizmente a tolerância reina e ainda não me ofereceram pancada ;-)

Post a Comment