Memorable Moments of last 10 years in Portugal (I)

A decisão de congelar o preço dos combustíveis pelo governo do Partido Socialista, gerou alguma apreensão nos revendedores, e alegria nos consumidores.

Ao melhor estilo, Pina Moura decidiu, em plena fase de avaliação da escolha de um parceiro estratégico para a Galp Energia - viriam a ser escolhidos os italianos da ENI - , congelar o preço ao consumidor, "obrigando" o Estado a ajustar a percentagem de incidência do imposto sobre sobre produtos petrolíferos, por forma a colmatar o diferencial entre preços internacionais e preço ao consumo.

O custo da medida, foi de uns míseros 370 Milhões de Euros, que o Estado deixou de arrecadar directamente em imposto sobre produtos petrolíferos.

Se aos 370 Milhões de Euros de imposto sobre produtos petrolíferos a menos cobrados entre 1999 e 2000, se juntarem os 125 Milhões de Euros de isenção concedidos a título gracioso pelo Engº Guterres à Petrocontrol de Diogo Freitas do Amaral, pelas mais valias geradas com a alienação da participação da Galp à ENI, temos um dos 10 melhores momentos de política em Portugal nos últimos 10 anos...

No ano de 2000, o Partido Socialista no Governo deixou de arrecadar 495 Milhões de Euros para os cofres do Estado, por única e exclusiva responsabilidade das suas políticas e seus princípios de responsabilidade governativa.

Publicado por António Duarte 18:27:00  

3 Comments:

  1. Anónimo said...
    Venerável Irmão Antêonio:

    Depois de nos dar a lista completa dos momentos mais memoráveis vai-nos dar o seu ranking, ou vai pôr isso à votação dos leitores?


    Se bem me lembro das notícias na altura, a decisão de congelar os preços dos combustiveis foi tomada por A. Guterres, espontâneamente, no meio de um debate na A.R.. Ele fez questão de publicitar a boa notícia imediatamente. 'Fontes próximas' do antigo Ministro das Finanças fizeram-lhe a caridade de informar a imprensa que Pina Moura tinha ficado incomodado por não ter sido consultado...

    Esse negócio da Petrocontrol só poderia ter sido feito com alguém a quem Sócrates pudesse elogiar (como fez hoje na Alemanha) a 'grande liberdade de espírito', a 'nobreza de carácter' e o 'alto sentido de Estado'...
    António Duarte said...
    Caro Anónimo...

    Essa do ranking tem piada...algo tipo, quanto custaram as 10 piores asneiras dos ultimos 10 anos em Portugal.
    Luís Filipe Rodrigues said...
    Não queria dizer que essa quantia foi a que os socialistas deixaram de roubar ao povo automobilista?

Post a Comment