golpes baixos...



O Professor Cavaco vai ser, se assim o entender, o próximo Presidente da República, com ou sem o apoio formal do PSD. O Professor Cavaco, como pode e soube, com muitos erros à mistura, foi primeiro-ministro durante 10 anos com um balanço que com todas as suas deficiências, que as teve, é hoje, consensualmente, considerado, da direita à esquerda como positivo. Comparar pois a obra de Cavaco com a do Dr. Lopes, qual?, é no mínimo um acto de coragem. Um acto de coragem e desfaçatez. Diria mais - é, com as letrinhas todas, uma pura filhadaputice. Os mentores do defunto cartaz sabiam de antemão que da mesma forma que o mesmo limpava, formalmente, a memória do Dr. Lopes, como que abalizando-o, dando-lhes elo de garantia, também, ao mesmo tempo diminui objectivamente o Prof. Cavaco. Porque não se compara o que não é comparável. Isto podia ser apenas mais um episódio triste mas não o é. A entourage do Dr. Lopes fez hoje questão acintosamente, urbi et orbi, de divulgar o episódio e o cartaz. O próprio Dr. Lopes aparece citado, comentando o tema, a afirmar que "saltámos obstáculos" considerando na prática o Dr. Cavaco um obstáculo. Compreende-se. O Dr. Lopes talvez não chegue ao cúmulo de noite longa de 20 de fevereiro justificar a banhada com a recusa do professor Cavaco em deixar publicar este cartaz mas uma coisa já é certa - O Dr. Lopes que já sabe que vai perder as legislativas, que vai deixar de ser líder do PSD, que vai acabar na Figueira ou num qualquer reality show televisivo, quer ser ele próprio um obstáculo. Um obstáculo à eleição do Professor Cavaco à Presidência da República. É esta, em bom rigor, a única explicação para a feitura do cartaz. O Dr. Lopes não compreende, nunca percebeu, a verdadeira natureza da actividade política. O Prof. Cavaco está na política como homem livre, não está como como membro acefalo de uma quaquer claque desportiva de quem se espere que faça tudo menos pensar, não passa cheques em branco. O Dr. Lopes que em vez de unir aliena recebeu uma lição de integridade. Obviamente, não a percebeu. Entre outras coisas é demasiado ressabiado e orgulhoso para isso, além de lhe faltar o essencial - carácter!

Publicado por Manuel 19:01:00  

2 Comments:

  1. Gomez said...
    O Dr. Lopes, fiel a um registo primário e temperamental, ainda não percebeu que sempre que se mete com Cavaco leva tareia - e insiste em levar tareia.
    Se o objectivo, ainda que acessório, fosse promover a diabolização do Prof. Cavaco junto do eleitorado laranja, para lhe minar as hipóteses de uma candidatura presidencial, a pobreza de espírito de uma tal táctica até confrange... O dito eleitorado percebe perfeitamente que Cavaco não se deixe meter no mesmo saco que Lopes e apreciará, até, o desassombro com que Cavaco tomou uma decisão difícil, mas que se impunha. Como saldo temos um Cavaco engrandecido e um Santana Lopes amesquinhado.
    Os estrategos (?) da campanha do Dr. Lopes parecem acometidos de tendências suicidas. Do lado do PS, L. Paixão Martins só precisa de agradecer os bónus com que todos os dias Sócrates é injustamente brindado!
    Quando o sonho de poder do Dr. Lopes se esfumar,o PSD acordará cavaquista, a menos que o dito já não esteja para os aturar...
    Anónimo said...
    Venerável Irmão Manuel:
    Você bolsa bílis em excesso contra o PSL... não consegue mais que destilar ódio contra ele?
    Porque é que, em vez disso, não se interroga sobre a ausência do Mota Pinto deste celebrado (e muito feio...) cartaz?
    É verdade que na altura ele não era do PSD, mas alguém se envergonha do desempenho dele como PM?

Post a Comment