Uma leve Brisa...

A nossa Brisa, tem vindo sucessivamente a perder qualidades e o respeito pelo utilizador. Depois das pedras e dos lençois de óleo que surgem na estrada, depois da vaca que corria auto-estrada fora na A2 na zona da Marateca, a Brisa insiste que quando existem obras, o facto de as mesmas se encontrarem sinalizadas antecipadamente - algo que nem sempre é verdade - , é motivo mais que válido para que se continue a pagar portagem.

Quem nestes dias utiliza e nos próximos tempos utiliza a A1, já reparou que na zona de Santarém se encontra montado um verdadeiro estaleiro para que se possa proceder ao alargamento para 3 vias. Uma obra necessária e apenas mais cara porque os engenheiros que projectaram a obra inicial, esqueceram-se que um dia, o fluxo de tráfego seria maior, e como tal construiram os pilares dos viadutos junto á auto-estrada...uma questão de visão.
Mas, dizia eu, a Brisa insiste em cobrar portagem num troço, em obras, mesmo que para tal tenha que limitar a velocidade para 100 kms/hora.

Em última análise, ao optarem pelo conforto, comodidade e pela qualidade que as auto-estradas oferece


Ora uma auto-estrada em obras não oferece qualquer comodidade nem conforto...

Finalmente a anedota nacional ou se preferirem o roubo nacional...

Um cliente que entre na Ponte Vasco da Gama com destino ao Algarve, num veículo classe 1, paga 16,35 €. Se porventura o utilizador e por azar o cliente perder o título de portagem, e mesmo que na portagem de Paderne, diga que vem da Ponte Vasco Gama - o trajecto mais comprido possível de efectuar na A2 - é contemplado com o pagamento de € 47,00....

Sobre isto o site da Brisa nem uma palavra....

Publicado por António Duarte 18:39:00  

3 Comments:

  1. Anónimo said...
    Sejamos rigorosos. O maior percurso possível é Elvas-Paderne, logo a taxa para o Classe 1 é de 23,90.
    Ora a não apresentação do título de portagem ou a apresentação fora do prazo de validade (12 horas)implica o pagamento de uma multa equivalente ao percurso máximo X 2, logo 23,90 x2 = 47,80
    Isto vem tudo explicadinho no título,que indica também o Dec. Lei que o regulamenta.Aliás, 70% dessa multa reverte em favor do Estado.
    Penalizações por falta de título nos transportes ou a perda do tickett de parque de estacionamento, são bem mais gravosas, e não sei se a Fazenda Pública tira daí algum proveito.
    Anónimo said...
    Olhem que isso da redução da velocidade para 100 kms/hora são trocos. Houve uma altura em que andaram a retocar a pintura do betuminoso no trajecto Coimbra - Leiria. Durante alguns kms (nunca mais de 3 seguidos, julgo) o trânsito era transferido para o sentido contrário e restringido a uma faixa em ambas as direcções, sem se poder sequer ultrapassar. E é óbvio que a Brisa se faz cobrar por este serviço por inteiro
    Anónimo said...
    Algo se passa na gestão da Brisa que estará a funcionar mal. No último mês por duas vezes a Brisa não tinha o seu sistema de pagamento por multibanco a funcionar, como não costumo andar com dinheiro na carteira lá tive que me deslocar aos escritórios junto da portagem, para que me fosse passada uma factura a pagar nos 8 dias seguintes. Por uma questão de cortesia metemos conversa de circunstância com os funcionários dos escritórios e... é impressionante, passados 30 segundos somos vistos como padres no confessionário, as pessoas criticam, mas criticam fortemente decisões da gestão, não sei se é verdade ou não tudo o que dizem. Num dos casos é fácil de comprovar o que dizem, o pessoal e o número de portagens disponíveis é o mesmo, mas o volume de tráfego quase que triplicou.
    Porque é que as pessoas não reconhecem a história da galinha dos ovos de ouro na vida real?

Post a Comment