O ano de 2004 - O mundo de A a Z
1ª parte

Iniciamos hoje uma revista sobre o ano que passou.

A primeira parte começa na letra A de Arafat e termina na letra D de Darfur.

  • A de...

    • Arafat – A Baraka que sempre acompanhou Arafat durante a sua vida, esgotou-se aos 75 anos. O temperamental presidente da alta autoridade palestiniana, resistiu a guerras, atentados, ao assédio israelita , mas sucumbiu a uma misteriosa doença num hospital de Paris, depois de 13 dias de indefinição sobre o seu estado de saúde. Morre sem ver concretizado dois sonhos : A instauração de um estado palestiniano e ser enterrado na Esplanada das Mesquitas. Enterrado com terra proveniente de Jerusalém, Arafat morre e tal como na vida, divide as opiniões.

    • Abu-Ghraib – Estabelecimento prisional do regime de Saddam, foi palco depois da queda do regime das maiores atrocidades cometidas por militares norte-americanos, contra prisioneiros de guerra. Ainda que um comandante norte-americano tenha afirmado desconhecer a convenção de genebra, a verdade é que Abu- Ghraib, fica na história de 2004.

    • Alargamento – No dia 1 de Maio nascia a Europa a 25. O maior alargamento de sempre da União Europeia, virada agora para leste, deixando no entanto de fora a Turquia. Mais 75 milhões de pessoas e mais problemas para Portugal. Com a negociação dos fundos comunitários a iniciar-se em 2005, para o próximo quadro comunitário de apoio, 8 países apresentam-se mais pobres que Portugal e serão certamente mais beneficiados em detrimento daqueles que não aproveitaram 18 anos de fundos comunitários.

    • Almudena – A catedral de Almudena converteu a apresentadora Letizia Ortiz na princesa das Astúrias. A sobriedade e a tristeza assim como uma intensa chuva marcou a cerimónia, o príncipe mais desejado de toda a monarquia europeia, casou-se com uma mulher comum e mortal como todas as que não tem sangue azul nas veias. Felipe diferente até na hora de escolher a sua companheira.

  • B de...

    • Beslan – Cidade com perto de 40.000 habitantes, na região da Ossétia do Norte, conheceu em Setembro o significado cruel da palavra terrorismo. Os rebeldes tchetchenos cercaram uma escola na abertura do ano lectivo, e a precipitação e falta de preparação das tropas russas fez o resto. Perto de 400 crianças perderam a vida.

    • Brando – O melhor actor de todos os tempos morreu em 2004. E por muito que pudesse escrever sobre Brando, há um frase que o imortaliza, o mito esse nunca morre.

    • Bush – O Presidente norte-americano foi reeleito e desta vez até teve mais votos. Contra algumas sondagens que davam Kerry como presidente, Bush ganhou as eleições porque democraticamente os americanos assim o quiserem. Bush foi julgado nas urnas pelo 11-S, pela guerra do Iraque e pelos caixões que não teimam em deixar de chegar ao país. O povo soberano escolheu Bush. O mundo talvez tivesse outro candidato.


  • C de...

    • Clonagem – No dia 12 de Fevereiro, surgiram as primeiras notícias relativas à obtenção de células mãe a partir de embriões humanos clonados.

    • Concorrência – Enquanto em Portugal, os monopólios como a PT fazem o que querem, como querem e quando querem, em Espanha a Telefónica foi multada em 53 milhões de Euros por impedir os operadores privados de terem acesso ao pré-fixo de marcação telefónica.


  • D de...

    • Darfur - O olhar da comunidade internacional que habitualmente se prende nas crises africanas dirigiu-se nos finais de Março para o Sudão. Depois de décadas de confrontos entre o norte (muçulmanos) e o sul (católicos), a precária paz que se vivia começou a agonizar em Darfur. Esta região afectada pela fome e pelo ataque de milícias governamentais sofre a maior crise humanitária com cerca de 100.000 mortos e 200.000 refugiados. O Olhar do Mundo em Darfur.


Amanha de E de Euro até N de Nassíria

Publicado por António Duarte 13:08:00  

0 Comments:

Post a Comment