Opinião de Mário Bettencourt Resendes sobre a qualidade geral das publicações do grupo Lusomundo e do DN em particular ...


Um telejornal em 29 minutos

Na noite de segunda-feira, o principal serviço de notícias da televisão norte-americana CBS começou à hora programada e acabou, como sempre, exactamente 29 minutos depois de se ter iniciado.

Na abertura, Dan Rather apresentou, a partir das ruas de S. Diego, o tema do dia, os catastróficos incêndios na Califórnia. Depois do que aconteceu em Portugal no último Verão, impressionou a sensação de reprise: bombeiros a queixarem-se de falta de meios para combate aos fogos, suspeitas de incêndios de origem criminosa, queixas sobre matas mal limpas e descuidadas pelas autoridades responsáveis, famílias inteiras em desespero perante a sua incapacidade para impedir o avanço das chamas, que já destruíram mais de 1100 casas e mataram 13 pessoas, para além de terem devastado muitos milhares de hectares de floresta. Com o apoio de uma infografia muito clara, Rather introduziu quatro reportagens em directo a partir de lugares mais flagelados.



Os jornalistas envolvidos remeteram-se, como se exige, a um papel secundário e deram voz a casos humanos que documentavam a imensidão da tragédia. No alinhamento do telejornal, seguiu-se um pequeno apontamento sobre eventuais consequências de um medicamento no cancro do pâncreas, uma notícia sobre a compra de um banco em Boston e a evolução dos índices das bolsas de Nova Iorque (mais de 60 por cento das famílias norte-americana têm poupanças aplicadas em títulos cotados em bolsa). Houve ainda uma reportagem de consumo, muito bem documentada, a propósito de um defeito de fabrico de um dos carros mais populares nos Estados Unidos.

A terminar, o telejornal regressou a S. Diego e Dan Rather concluiu com uma peça onde se explicava os motivos da violência dos incêndios deste ano. Tudo em 29 minutos, incluindo três intervalos para publicidade. Luxos de países onde deve haver escassez de matéria-prima noticiosa...


N.A. Como nova Raínha de Inglaterra do grupo Lusomundo, e à Sampaio, o homem já começou a treinar ...


Publicado por Manuel 00:12:00  

0 Comments:

Post a Comment