notável mesmo

Em resposta a declarações de José Eduardo Martins ao Indy o Paulo Gorjão saiu-se com esta pérola...

Aparentemente, alguém terá de lhe explicar que não se trata de escolher os «melhores» ou de assegurar maior «participação». Trata-se, sim, de adoptar um processo que reforce a legitimidade do líder partidário

Convinha que se explicasse melhor o que entende por 'legitimidade'. É que sinceramente eu não percebo que raio de legitimidade adicional é que um futuro líder nacional do PSD possa porque foi eleito em 'directas', 'directas' estas que na actual orgânica político-partidária, derivadas em parte do modelo constitucional vigente, se resumem de facto ao voto de uns quantos 'militantes' especialmente concentrados em meia dúzia de sítios bem delimitados (Madeira, Gondomar, Gaia, Trofa...) logo implicando tendencialmente resultados dessintonizados do grosso do eleitorado potencial do PSD... Mais, quando estas não implicam - como não implicam - maior participação e entrosamento dos eleitores.

Esta mania - por parte da 'sociedade civil' - de querer impor ao PSD uma agenda estritamente à PS, pela rama e em nome das aparências, sem que nada de substantivo se altere ou melhore, já irrita. E bastava olhar para o lado, para o PP, para o tempo não muito remoto em que os votos 'directos' dos 'militantes' do PP do Marco de Canavezes (eram muitos, mesmo muitos) serviram para desiquilibrar muita coisa... As directas poderão ser uma opção quando todos os votos valerem de facto a mesma coisa. Enquanto tal não acontecer, e enquanto for possível - por passes de mágica - a grupos de militantes/caciques especialmente concentrados em zonas geográficas bem delimitadas, terem pesos eleitorais absolutamente anormais estas serão uma absoluta farsa, ponto. O resto são tretas do politicamento correcto da ocasião. Entretem, quanto muito, mais nada.

Quanto ao José Eduardo Martins, um aparatchik puro, também era bom que estivesse calado, ou pelo menos que melhorasse bastante a clareza do seus argumentos, porque ao misturar alhos com bugalhos como misturou põe-se de facto a jeito e funciona como um excelente avançado da posição oposta daquela que pretende defender.

Publicado por Manuel 23:47:00  

0 Comments:

Post a Comment