E voce já é dono da sua Associação Mutualista(II)

Sobre este post ali em baixo, ficaram algumas dúvidas e um comentário de alguém que urge, reconhecer.




A Associação Mutualista é uma IPSS, pelo que reconhecidamente tem obrigações sociais que cumpre junto dos seus associados e de projectos sociais fora da sua esfera associativa. Quando se diz que o Montepio teve lucros, é "meia-verdade", uma vez que os lucros da Caixa Económica (a vertente bancária) são integralmente transferidos para a Associação Mutualista (após as respectivas reservas legais e estatutárias) e distribuídos pelos seus associados, fundos de solidariedade associativa e outros fundos de solidariedade social.


Tudo isto é verdade, não fosse o Montepio, patrocinador oficial do BoavistaFC.
Pessoalmente tenho dúvidas, de que um patrocínio a uma equipa da Liga Profissional de Futebol se possa enquadrar no âmbito social.

Das duas uma, ou o Boavista FC é uma associação de solidariedade ou um IPSS, ou então o Montepio é um Banco comercial como outro qualquer. No limite, a parte do investimento feito no BoavistaFC deveria ser deduzido dos lucros obtidos pelo Monetpio, e tributado á taxa legal de IRC em vigor.



Basta entrar na página oficial do Boavista FC e ver quem são os patrocinadores oficiais.

Publicado por António Duarte 13:34:00  

1 Comment:

  1. teixeira dos santos said...
    Não vale a pena... Como certamente sabe, trata-se de mera publicidade. Sucede que, apesar de se tratar de uma IPSS, para exercer a sua actividade, o Montepio tem de competir com outras marcas bancárias. E não é isso que transforma o Montepio num mero banco comercial. Aliás, deixe-me dizer que os objectivos de gestão do Montepio são exactamente iguais aos de qualquer banco comercial: ser eficiente, ser rentável e ter resultados. Portanto, os instrumentos de gestão do Montepio são iguais aos do resto da banca. Inclusivé fazer publicidade. A diferença está no que o Montepio faz aos seus resultados. E não é certamente distribuir dividendos por um conjunto de accionistas, mas sim fazer obra social e melhorar as condições de previdência de mais de 375 mil associados.

Post a Comment