Um espelho côncavo
segunda-feira, janeiro 08, 2007
Corre agora mesmo na RTP1 o programa Prós & Contras, sobre a "juventude inquieta". Problemas, problemas, problemas. Empregos precários, salários baixos, recibos verdes, desemprego e ensino fraco.
O professor catedrático José Barata Moura, cantor nas horas vagas, adianta explicações denunciadoras do neo liberalismo, com o aplauso geral. Como é óbvio não se reconhece no grupo etário, nem na classe da inteligentsia que nos criou este "Estado a que chegamos". Está de fora, como muitos outros...
Sobre o ensino superior, o Público de hoje, alertou para a existência de um estudo de um professor da Universidade do Minho, Manuel Caldeira Cabral, sobre a Expansãodo sistema de ensino superior nas últimas duas décadas.
O diagnóstico do académico não podia ser pior: " Investimentos em cursos sem mercado de trabalho". "O Estado empenhou-se em aplicar importantes recursos financeiros e humanos para expandir a oferta de vagas em cursos que formaram professores que o próprio Estado não quer hoje contratar".
Quem quiser ler o estudo com maior atenção, pode ler aqui. Verá o espelho de um país e o reflexo da classe política dos últimos vinte anos. O desastre anunciado.
Publicado por josé 23:07:00
Enfim, com comentadoras destas, alinhadas no sistema, para quem o anonimato é o problema da blogosfera, pouco poderemos esperar.
a todos fica bem
dá sempre muito jeito
a certos filhos da mãe!
Esta musiquita cantada nos idos de 75 por Barata Moura, assenta como uma luva, passados 30 anos em José Barata Moura!!!