As probabilidades de uma segunda volta das Presidenciais II

Continuando a militar convido os leitores a reflectirem comigo sobre este documento que contém o sumário da totalidade da tracking poll da Marktest. Ao todo, foram realizadas 3088 entrevistas. Um esforço notável e uma transparência sem precedentes. E ainda bem.

Os resultados que nos são mostrados só contam com quem expressou sentido de voto. Mas o conhecimento dos valores dito brutos é importante.

E estes, tendo em conta a totalidade da amostra (quadro III.1, pág. 7) dizem-nos que Cavaco Silva recolhe 43.5% das intenções de voto.

A diferença entre este valor e os 56% do quadro III.2, mesma página, é que aí apenas se consideram os eleitores que expressaram sentido de voto.

Ora tendo em conta que, como no mesmo estudo se diz (Quadro III.9, pág. 10) as percentagens de indecisos ou de eleitores que admitem mudar o sentido de voto é muito menor para Cavaco Silva do que para qualquer outro candidato (por exemplo, mais de 91% dos que dizem ir votar Cavaco afirmam que não mudarão de opinião, contra apenas 82-83% dos eleitores que dizem ir votar em Manuel Alegre ou Cavaco Silva), resta saber se este factor não devia ser tido em conta.

Aliás, era de esperar que, à esquerda, tendo em conta o fraccionamento do PS e a multiplicidade de candidaturas, a expressão dos indecisos fosse maior. O que pode estar a inflacionar os números "finais" dados a Cavaco Silva. É que, de entre os que não expressaram sentido de voto, a percentagem dos votantes de esquerda será superior às dos votantes de direita.

Tendo em conta os dados do mesmo Quadro III.9, a percentagem de indecisos à esquerda pode ser mesmo de dois em cada três.

Em suma, os 10% que se declaram indecisos (Quadro III.1, pág. 7), e as eventuais flutuações dos votos em branvo (4%), de quem disse que não ia votar e afinal vai (2.6%) e de quem se recusa a responder à sondagem (4.9%) vão ser decisivos.

E a existência ou não de uma segunda volta depende deles. Portanto, decidam-se! Já está na hora.

Publicado por irreflexoes 13:30:00  

1 Comment:

  1. Tonibler said...
    ALEGRE PRESIDENTE

Post a Comment