A PGR em mudanças

No suplemento Inimigo Público, do Público de hoje, uma revelação bombástica a que a TSF não deu atenção, logo pela manhã...
" Director do ´24Horas` é o novo procurador-geral da República", escreve-se no suplemento semanal do jornal . E a excelente notícia continua:
"Pedro Tadeu, AVC da ONG "24Horas" é o novo PGR. Com Cavaco Silva a poucas semanas de tomar posse como Presidente da República, Jorge Sampaio e José Sócrates não podeiam perder mais tempo, puseram-se de acordo e despediram Souto Moura através de uma tabela com duas ou três razões alinhadas num ficheiro Excel sem filtro. Tadeu esteve ontem no Palácio de Belém e garantiu a Sampaio que pode tomar posse já na edição de amanhã do "24Horas", uma garantia que estendeu à sua equipa de procuradores-gerais adjuntas, as Belas & Perigosas Fátima Preto, Mónica Sofia e Fiona Bunnett.
O convite a Pedro Tadeu é encarado com naturalidade nos outros meios de fast-justice como a SIC Notícias ou o Fórum TSF.
Segundo a sondagem diária DN/TSF, o 24Horas é lido por mais de 97% dos membros de brigadas de justiça popular, por cerda de 81% dos psicóticos e por todos os adeptos do Vitória de Guimarães. Ou seja, Tadeu está em posição privilegiada para conduzir processos ultra-rápidos com investigação, acusação, instrução, condenação, recurso e agravamento de pena concentradas numa única primeira página do seu jornal.
E, por apenas mais 50 cêntimos, cada arguido ainda leva três pérolas naturais de brinde
."

Embora o Inimigo Público não o desvende, esta Loja está em condições de assegurar a listagem dos nomes que vão substituir os procuradores-gerais adjuntos que neste momento ainda chefiam as procuradorias gerais distritais de Porto, Lisboa, Coimbra, Évora e Guimarães.

Assim, para o lugar ocupado actualmente por Alípio Ribeiro, no Porto, está já designado José Pacheco Pereira, digno representante do sistema de justiça fast, em artigos e comentários avulsos e que já aceitou, tendo convidado para adjunta, uma conhecida jornalista do Público, cujo nome, porém, não revelou .
Para Lisboa, o lugar, já cativo nas intenções do novo PGR, pertence de pleno direito a Miguel Sousa Tavares que assim se verá forçado a abandonar os comentários ultra fast que todas as semanas debita na TVI. Sousa Tavares escolheu como equipa que vai trabalhar directamente consigo, a direcção da revista Sábado.
Em Coimbra, não houve qualquer dificuldade na escolha. Vital Moreira, estava na calha óbvia, já há algum tempo, depois de se ter esforçado em demonstrar publicamente a sua acrisolada simpatia pelas figuras e prestações mais notórias da fast justice. Terá como adjunta, a sua colega de blog, Ana Gomes que assim deixa o Parlamento Europeu, onde se esforçava demais.
Em Évora, ainda não há nomes revelados, mas sopra-se entre dentes cerrados, um misterioso Rangel que destila fel na TSF.
Em Guimarães, o lugar de Lemos da Costa vai ser preenchido por um nome desconhecido do grande público, mas com ressonância certa nos meios judiciários: Reis Martins, recém reformado inspector da PJ do Porto, vai ocupar o lugar. Lobo Xavier, também contactado por causa da sua proximidade na Quadratura circular, com o indigitado pgd do Porto, declinou rapida e abruptamente.
Devido às mudanças, em curso acelerado, para a "implementação" ainda mais rápida da fast-justice, foram designados novos membros para o Conselho Consultivo da nova PGR.
Como membros de pleno direito pelo que têm dito e escrito sobre Direito, o sociólogo António Barreto que recentemente defendeu a abolição de toda e qualquer escuta telefónica na investigação criminal e José Pinto Ribeiro, pelas sempre excelentes intervenções públicas televisivas. Esperam-se pareceres à altura.
Outro nome sondado e que aliás aceitou imediatamente, foi Eurico Reis, cansado de atender telefonemas às 7 da manhã, da TSF, para fazer comentário ensonados. Já por sua vez, Garcia Pereira também convidado e que se afigurava, à partida, uma mais valia para o agora mais prestigiado órgão da procuradoria, declinou, alegando que não estava disposto a passar de cavalo para jerico. Um candidato a PR tem os seus pergaminhos, precisou.
À hora do fecho desta edição postaleira, continuavam os convites do novel PGR. Aguardam-se novidades.

Publicado por josé 11:45:00  

14 Comments:

  1. Bart Simpson said...
    continua a raivinha com o JPP. acho bem.
    Arrebenta said...
    Na recta final da Campanha Eleitoral desta 1ª Volta, Cavaco Silva responde ao Questionário de Proust

    Qual a sua ideia de felicidade perfeita?
    Um Governo, uma Maioria, um Presidente.

    Qual é a personagem histórica que mais admira?
    EU

    Qual a sua característica mais marcante?
    Vaidade e Arrogância.

    Qual a característica que mais deplora nos outros?
    Humildade e Compreensão.

    Qual sua característica mais deplorável?
    Não ter os músculos do Governador da Califórnia, para resolver isto como realmente queria...

    Qual a sua ocupação preferida?
    Fazer de sonso.

    Qual a qualidade que mais admira num homem?
    A ambição

    E numa mulher?
    Que se ponha ao serviço da ambição do homem dela.

    Quais os seus escritores favoritos?
    Não sei, porque raramente consulto a ficha editorial do “Financial Times”

    Qual é o seu lema?
    Uma mentira muitas vezes repetida começa a parecer uma verdade.

    Com qual figura histórica mais se identifica?
    EU

    Qual a sua maior extravagância?
    Fingir que não sou eu.

    Qual a sua viagem predilecta?
    Boliqueime-Lapa

    O que mais valoriza nos amigos?
    Que se ponham todos ao meu serviço, enquanto preciso deles, e que depois não reclamem, quando os afasto.

    Qual o seu herói preferido na ficção?
    Pinóquio.

    O que lamenta não ter feito?
    Não ter limpado a tempo o sebo a… Desculpe, não posso responder a isso, nesta fase da Campanha Eleitoral.

    Qual o maior amor da sua vida?
    Eu

    Onde e quando foi mais feliz?
    Lisboa, entre 1985 e o Dia do Levantamento da Ponte.

    Qual a sua maior realização?
    Ter conseguido tirar 3 cms. de alcatrão na camada de desgaste de todas as estradas deste país, e ter assim tornado algumas pessoas bem mais ricas e mais felizes.

    Mentir, às vezes, é necessário?
    Sempre.

    Se pudesse voltar à vida como outra pessoa, quem seria?
    Eventualmente, o Dr. Oliveira Salazar.

    Como gostaria de morrer?
    De aqui a 100 anos, como ele, na cadeirinha, mas sem saber que estava a morrer.

    Qual pergunta falta fazer?
    Vai mesmo haver sangue.

    E qual seria a resposta?
    Q.B.
    António Balbino Caldeira said...
    Incontornável, meu caro José. Com sua licença, coloco este post na minha eira.
    Cosmo said...
    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
    Cosmo said...
    EXCELente!!!

    Pena é que não dê a verdade toda!
    Não deveriam ser omitidos os planos do que aí vem:

    Segundo revela o Jornal "Impúdico" (link não disponível):

    1 Os Tribunais, tais como os conhecemos, vão acabar.

    2 No sentido de aligeirar os processos, e facilitar a vida dos utentes, serão aqueles substituídos por uma cadeia de "Snack-Fast-Justices" (o nome é mesmo assim, em inglês).

    3 Vão ser postos "em linha" os estudos que provam que os cidadãos ficarão muito melhor servidos.

    4 Enquanto tais estudos não são disponibilizados, poderemos adiantar que se trata de um serviço bastante atractivo: o utente dirige-se a qualquer um dos "Snack-Justices", e apresenta o seu caso. O utente terá direito, sem qualquer custo, a que lhe seja servido um hamburger ou uma pizza, acompanhados de bebida à escolha, enquanto aguarda que seja feita Justiça (princípio do Snack-Justice-SCUT – Sem Custo Para Utilizador).
    M.C.R. said...
    mcr leu o texto de josé e diz: que grande lista de inimigos! E acrescenta sempre no tom do post: o procurador de Viana foi finalmente assassinado como aliás já se previa desde há muito. Um cidadão que recusou dizer o nome "cá por coisas" (sic) avisou o reporter: "ele já não era mais do que um "cadáver adiado". Agora vamos numa carreirinha a um blog e limpamos o cebo a uns gajos que se entretinham a falar com ele.

    nota final: consta que acaba de chegar á gare de Austerlitz um cidadão português que mal pôs pé em terra pediu asilo político cantou a marselhesa e pediu que lhe indicassem um hotel onde ele, apesar da idade, pudesse ser veilleur de nuit. E saiu a cantar gaudeamus igitur parando e repetindo os versos: vita nostra brevis est
    brevi finietur
    venit mors velociter
    rapit nos atrociter
    nemini parcetur.
    av said...
    podiam substituir o procurador por um desenho animado. O sempre em pé. Desde que seja alguém que se acredite em tudo o que lhe dizem e nao veja nada, nem ouça nada , nao saiba nada.
    josé said...
    Caro M.C.R.:

    o tal procurador de Viana foi morto logo no incício da colaboração bloguística, num ritual lojístico,depois de uma audição atenta da Flauta Mágica.
    De vez em quando aparece por aqui um Tamino. Outras, é o próprio Papageno.

    E viva a Música.

    Hoje, ouvi logo pela manhã, na Antena 2, A. Vivaldi.
    Não era qualquer excerto dos concertos das quatro estações.
    Era um piccolo concerto fantástico que não conhecia e que me pôs todo o dia à espera de chegar e procurar se teria aquele som.
    Não tenho. VOu procurar, porque coisas assim,acontecem raramente.

    Quanto ao resto, Sarastro não é o meu sol.

    Obrigado pelo comentário.
    Carlos Medina Ribeiro said...
    ESTAMOS MUITO BEM ENTREGUES...

    - Eu nunca tinha visto um programa Excel - desabafou Souto Moura aos deputados.

    http://dn.sapo.pt/2006/01/21/tema/pj_detectou_numeros_telefone_escondi.html
    Carlos Medina Ribeiro said...
    ONTEM, a certa altura, Souto Moura, no Parlamento, referiu que a norma era fazer seguir uma determinada coisa «de imediato».

    Em seguida, esclareceu o que é que significava a expressão «de imediato»:

    - Três dias... cinco dias...

    Alguém ao lado dele bichanou qualquer coisa, e ele então corrigiu:

    - Dez dias...
    josé said...
    Carlos Medina Ribeiro:

    V.não sabe a que se referia Souto Moura quando mencionou a expressão "imediato".
    Não sabe nem tem de saber, a não ser que se ponha a comentar, como o fez agora, para extrair um efeito seguro para quem o lê, de que V. é de uma esperteza rara e o PGR um parolo.

    Ora bem, para seu governo, vou transcrever aqui, aquilo a que o PGR se referiu.
    Vou fazê-lo sem comentários, esperando o seu.
    Se não vier, ficamos assim: V. acaba de fazer uma figura triste ao falar do que não sabe.

    Mas venha! Venha que eu direi, porque é que digo isto.

    A transcrição é esta:
    Artº 188º ( Código Processo Penal)-Formalidades das operações.
    1. Da intercepção e gravação a que se refere o artigo anterior é lavrado auto, o qual, junto com as fitas gravadas ou elementos análogos, é IMEDIATAMENTE levado ao conhecimento do juiz.(...)

    Se conseguir dizer-me o que significa exactamente o advérbio e tempo "imediatamente", pode ser que nos possamos entender.
    Se não conseguir, poderemos discutir o assunto. Mas fique ciente que o Direito não é uma ciência exacta, como a informática...
    Carlos Medina Ribeiro said...
    José,

    Não tenciono voltar a comentar o que escreve.
    josé said...
    E neste caso talvez tenha razão.

    Já lhe pedi desculpa no seu blog e faço-o aqui também.

    Não percebi a irrisão inerente ao comentário. Culpa minha.
    Reagi a quente e pelos vistos ofendi-o.
    Aceite as desculpas que publicamente çhe dirijo e particularmente apresentarei.
    josé said...
    Já pedi desculpa ao carlos medina ribeiro pelo equívoco.

    Não percebi a piada o que prova que posso ser também um palerma e levar a sério o que pode não passar de uma brincadeira.

    Espero que o mesmo reconsidere e aceite as desculpas.
    Fica-me como lição.

Post a Comment