A caminho de 4 de Novembro (XLIX): a maior diferença de sempre

SONDAGEM CBS/NYT:
-- Barack Obama 53%
-- John McCain 39%

É a maior diferença desde que ficou claro que os dois nomeados seriam estes.

No Colégio Eleitoral, os Grandes Eleitores obtidos por Obama nos estados em que mantém vantagens confortáveis já são suficientes para passar a barreira dos 270 (nem precisa de esperar por alguns dos estados indecisos, que neste momento são apenas 4 ou 5).

A 20 dias da eleição, Obama adquire uma vantagem que começa a parecer difícil de reverter.

A pressão está toda do lado de John McCain, para o último debate, a realizar em Nova Iorque, amanhã à noite.

Pode ser mesmo o... «make or break» para o republicano, que está a pagar a factura da campanha negativa que decidiu adoptar nas últimas duas semanas.

A subida de Obama deve-se aos independentes, que não estão a gostar dos ataques sujos da senhora Palin a Obama. A reacção de Barack à crise financeira foi, também, vista pelos independentes como mais realista e confiável.

Ainda não é o fim da corrida, mas começa a parecer que só mesmo um acontecimento dramático fará mudar o curso da história: ou um atentado contra Obama (não é de excluir), ou a descoberta de um escândalo que abale a aura de «santidade» e de «perfeição» que Barack consegue preservar, apesar de já estar há três anos na ribalta.

Se, até 4 de Novembro, for just about politics, já se percebeu que Obama terá uma vitória clara e, provavelmente, com números que um candidato democrata há muito não conseguia (convém não esquecer que Bill Clinton nunca foi eleito com maioria absoluta...)

Publicado por André 01:06:00  

2 Comments:

  1. João Pais said...
    Ou um milagre, do tipo "encontrarem" o Bin Laden durante estas semanas.
    maloud said...
    Conhece o blog de Anne Sinclair, jornalista e mulher do sr.FMI?
    http://annesinclair.typepad.fr/

Post a Comment