A caminho de 4 de Novembro (XLI): 2-0 para Obama

Barack Obama venceu o debate desta madrugada, realizado em Nashville, Tennessee. O segundo duelo entre os nomeados à Casa Branca foi moderado pelo jornalista Tom Brokaw, da NBC e contou com um formato de town hall – os candidatos responderam às perguntas de eleitores indecisos que se encontravam na plateia, bem como de eleitores que enviaram questões via internet.

Depois de, no primeiro debate, Obama ter obtido uma pequena vitória, desta vez o triunfo do candidato democrata foi claro: de acordo com uma pesquisa CNN/Opinion Research Corporation, 54% dos inquiridos deram a vitória a Obama, contra apenas 30% que acharam que foi McCain o vencedor.

Na CBS Poll, que ouviu um leque de eleitores indecisos, 40% gostaram mais de Obama, 26% de McCain e 30% apontaram um empate.

Um focus group de 25 eleitores indecisos do estado mais indeciso, o Ohio, também deu vantagem ao democrata. Esse grupo era composto por 10 republicanos registados; 9 democratas registados e 6 independentes registados. No final do debate, Obama obteve a preferência de 12 eleitores, McCain de 10 e os restantes 3 falaram em empate.

Tudo somado, o «ticket» democrata mantém o pleno dos debates já realizados: Obama venceu os dois duelos com McCain, Joe Biden ganhou o debate dos «vices», frente a Sarah Palin.

Falta, ainda, um terceiro debate entre Obama e McCain, marcado para a próxima quarta-feira, em Hampstead, Nova Iorque. Tradicionalmente, o primeiro debate é o mais visto e, por isso, o que conta mais.

A ideia forte a lançar do debate de ontem é a de que McCain terá perdido uma das últimas oportunidades para virar a corrida a seu favor. Com um atraso nas sondagens que oscila entre os 3 e os 12 pontos e, mais relevante ainda, com uma desvantagem nos estados decisivos que começa a ser muito significativa, o senador do Arizona necessitava de um «gamechanger». Mas a verdade é que não o conseguiu.

Obama voltou a mostrar-se muito seguro em debates. Com o vento a seu favor, insistiu na questão da crise financeira e marcou pontos na aposta num «plano de salvação à classe média».

McCain reforçou o tom agressivo já mostrado no primeiro debate. Acusou Obama de «não saber lidar com as ameaças aos EUA» e chegou a mesmo a mostrar desdém pela forma como Barack «anunciou alto e bom som o que iria fazer com o Paquistão».

Obama ripostou de pronto, lembrando que «foi McCain quem cantou em público 'bomb, bomb Iran...'»

A avaliar pelas primeiras sondagens, o registo de McCain não agradou aos eleitores. O tom elegante de Barack voltou a favorecê-lo – tem a ver com o seu estilo e tem, também, a ver com o facto de estar à frente e poder, assim, minimizar danos, arriscando o mínimo possível.

Se quiser ver o debate desta madrugada, clique em baixo (o link YouTube tem 1 hora e 33 minutos)

Publicado por André 15:29:00  

0 Comments:

Post a Comment