Um pouco mais de pudor, sff

Ainda sobre Vital Moreira e a sua particular credibilidade, em questões políticas, o comunista António Vilarigues, no Público de hoje ( terça-feira) e em paralelo com a crónica daquele, lembra-lhe um escrito delicioso de 1979, no qual Vital Moreira, mostra aquilo que aparentemente sempre foi: um militante da esquerda mais ortodoxa e que agora se esforça por renegar, com grande gozo dos que têm memória, como é o caso de Vilarigues que até se dá ao prazer de lhe agradecer o escrito...
Na verdade, a vergonha, mesmo pessoal, perante escritos destes, comparados com os de agora, não atinge quem aparentemente já perdeu totalmente essa qualidade que leva ao recato, à humildade e ao afastamento das oportunidades do poder. Resta por isso, o poder. Que parece ser tudo e tudo valer, mesmo mudar de opinião radicalmente, aplicando ao novo poder o mesmo fervor neófito da crença de antigamente. Dantes, chamava-se a isto falta de pudor. Agora, chama-se talvez, pragmatismo.
Somente uma passagem para se recordar e que vem na página 110, de um livro intitulado O Renovamento de Marx, de 1979, da autoria do nosso Vital:

"O capitalismo não é hoje o mesmo de há cem anos. Mas, por mais transformações que tenha sofrido- e foram muitas- elas não implicam que o capitalismo tenha deixado de ser...capitalismo; que tenha deixado de haver apropriação e utilização privada do sobreproduto social por uma classe;que tenha deixado de existir o controlo da sociedade através de um estade de classe; que as ideologias das classes dominantes tenham deixado de ser as ideologias socialmente dominantes. Sob o ponto de vista marxista, afirmar isso seria negar os princípios fundamentais da teoria".

Outra ainda, da pág. 109:

"Para mim [Vital Moreira], a teoria marxista da revolução socialista integra-se coerentemente na teoria marxista do capitalismo, que, por sua vez é uma aplicação particular da teoria geral das formações sociais."

Publicado por josé 23:51:00  

0 Comments:

Post a Comment