Observatório 2008: Iowa a ferver

Hillary Clinton e Barack Obama: pode uma eventual vitória do senador negro no Iowa negar a ideia de que a nomeação democrata está já destinada à ex-Primeira Dama?


O caucus do Iowa, a 3 de Janeiro de 2008, sevirá de arranque para as primárias nas eleições norte-americanas.

Cinco dias depois, será a vez do New Hampshire e, uma semana depois, a 15 de Janeiro, decorre a terceira votação, desta vez no Michigan.

Numa corrida que, na prática, já começou há um ano (foi em Dezembro de 2006 que Edwards e Obama se lançaram no terreno, tendo Hillary começado nos primeiros dias de Janeiro, o mesmo acontecendo com Giuliani, Romney e McCain, no campo republicano, só Fred Thompson se decidiu bem mais tarde) a hora da verdade está a chegar.

Do lado democrata, o Iowa é a grande oportunidade que resta a Barack Obama para provar que Hillary Clinton ainda não garantiu a nomeação. O jovem senador negro está a apostar tudo no primeiro estado e os frutos estão aí: nas últimas semanas, aproximou-se, de forma significativa, de Hillary e disputa, nesta altura, a vitória no estado de arranque.

Mas se Hillary conseguir mesmo vencer no Iowa, não restarão grandes dúvidas: a ex-Primeira Dama vai mesmo ser a nomeada do Partido Democrata, tão grande é a sua vantagem nos outros estados (em áreas decisivas, como Califórnia, Nova Iorque ou Ohio chega a ter um avanço na ordem dos 20 pontos sobre Obama).

No campo republicano, há uma enorme indefinição: Mitt Romney está a perder algum terreno mas, mesmo assim, continua a liderar no Iowa. Para enorme surpresa dos analistas, o segundo classificado é... Mike Huckabee, que nos números nacionais nem sequer chega aos 10 por cento!

Giuliani, que lidera no plano nacional, já terá dado o Iowa como perdido e aposta, agora, no New Hampshire e na Carolina do Sul. Em NH, poderá ter ainda algumas hipóteses de disputar a liderança a Mitt Romney, mas na Carolina do Sul a questão deverá ser dirimida entre Romney e Fred Thompson, o candidato mais talhado a recolher os votos dos conservadores.

Aqui ficam os números mais recentes das sondagens no Iowa:

DEMOCRATAS
-- Barack Obama 30
-- Hillary Clinton 26
-- John Edwards 22
-- Bill Richardson 11
-- Joe Biden 4

REPUBLICANOS
-- Mitt Romney 28
-- Mike Huckabee 24
-- Fred Thompson 15
-- Rudy Giuliani 13
-- John McCain 6
-- Ron Paul 6

(Fonte: ABC/Washington Post, dados recolhidos entre 14 e 18 de Novembro)

Publicado por André 18:18:00  

0 Comments:

Post a Comment