Observatório 2008 - o factor Thompson

Fred Thompson com a mulher, Jeri Kehn: este actor e antigo senador do Tennessee declara amanhã, oficialmente, a sua candidatura à Presidência dos Estados Unidos, para a qual já está a preparar-se, na prática, há cerca de três meses. Os peritos não se entendem quanto às hipóteses reais de obter a nomeação republicana, mas as sondagens são consistentes em colocá-lo em segundo lugar, a números cada vez mais próximos dos de Giuliani

É mais um factor de imprevisibilidade numa corrida cada vez mais atípica do lado republicano: se Rudy Giuliani lidera as sondagens a nível nacional, e se Mitt Romney tem vantagens confortáveis que lhe permitem sonhar com a vitórias nos dois estados de arranque (Iowa e New Hampshire, o que, a acontecer, lhe dará um forte balanço para obter a investidura), a verdade é que, a partir de amanhã, haverá também... Fred Thompson.

Este antigo participante da série televisiva «Law and Order», que foi senador pelo Tennessee (a sua experiência no Capitólio foi, diga-se de passagem, tímida e sem glória...) reúne as preferências dos conservadores mais ligados aos sectores do cristianismo evangélicos, os tais que deram dois mandatos (sobretudo o segundo) a George W. Bush.
Não será, pois, de menosprezar esta nova tendência na corrida republicana. Como só entra agora oficialmente, Thompson não esteve nos debates já realizados, mas há quem pense que até ganhou com isso: o programa de Fred não é muito rico, para dizer a verdade -- ele cinge-se a três ou quatro ideias essenciais, mas a questão é que isso, para uma grande fatia do eleitorado americano é tranquilizador.

Em vez de escolherem um Giuliani urbano, sofisticado pelos ares da Big Apple e com algumas ideias liberais (ainda por cima, casado pela... terceira vez), ou de optarem por um Romney que teve que inflectir um discurso que, enquanto governador pelo Massachussets, chegou a ser permissivo para com os casamentos gays e o direito à escolha pelo aborto, os republicanos tradicionais podem ter, agora, uma escolha mais adequada à sua mundividência.

Falta saber se, perante o avanço de Thompson, Giuliani, Romney e mesmo McCain não irão recuar em algumas ideias de centro, a fim de piscar o olho ao eleitorado mais fiel do Partido Republicano...

Está, por isso, cada vez mais quente a corrida eleitoral para a Casa Branca.

Do lado democrata, Hillary lidera, de forma confortável, os números nacionais, mas Obama e Edwards têm esperanças fundadas de disputarem a vitória no Iowa, New Hampshire e mesmo Carolina do Sul (esta, apenas no caso de Obama).

Na próxima semana, a Grande Loja fará uma actualização mais pormenorizada da corrida democrata.

Até lá, aqui ficam os números mais recentes dos dois campos:

DEMOCRATAS
-- Hillary 40
-- Obama 21
-- Edwards 14
-- Richardson 7

REPUBLICANOS
-- Giuliani 24
-- Thomspon 23
-- Romney 14
-- McCain 11

Publicado por André 14:14:00  

1 Comment:

  1. Andre Morais said...
    Acabo de descobrir este blog, lendo-o pela primeira vez. Dou os meus parabéns pela riqueza de conteúdo e rigor de escrita. Quanto ao post, a meu ver, há que contar, do lado republicano com Mike Bloomberg, dono do império Bloomberg, que, devido à sua riqueza pessoal, pode fazer "skip" da fase de angariação de fundos, tendo-o já feito no passado com uma "injecção de 160 milhões de dólares para a sua campanha. De que maneira pode agitar a corrida? Não arrisco um prognóstico, mas é sempre um factor a ter em conta.
    Um abraço

Post a Comment