Canto de cultura

Um dos blogs que maior sucesso obteve na blogosfera nacional, foi o Espectro, animado por Constança Cunha e Sá e Vasco Pulido Valente.

O blog, em poucos dias, alcançou uma audiência notável e duvido que alguém habituado a estas andanças, não tenha lá ido dar a sua espreitadela.

Terminou de forma inglória, a seguir ao anúncio de um processo crime, instaurado pela ofendida com um postalzito, assinado por Vasco Pulido Valente. A ofendida era Clara Ferreira Alves que escreve no Expresso e era directora da Casa Museu Fernando Pessoa, nomeada por Santana Lopes.

De relevo, lembro que VPV, escrevera algo a propósito da incapacidade daquela, para o exercício profissional. Uma crítica acerada, mas igual a tantas outras, eventualmente mais suave do que alguns dos postais da Pluma Caprichosa, a zurzir noutras personagens.

Fiquei por isso, deveras surpreendido pelo ataque imediato da ofendida, colocado nos tribunais, e visando o crítico VPV, por ofensas à honra e consideração.

Algo que se dirimia bem num artigo de resposta, num lugar potencialmente mais lido do que um blog, foi assim relegado para apreciação em instâncias diversas e alheias a humores de plumas caprichosas. Nunca percebi a razão, mas percebo-a agora, com o artigo da Pluma Caprichosa, publicado na Única de hoje.

A razão da queixa-crime, segundo agora leio, deixa-me ainda mais perplexo do que antes : a senhora queixou-se porque o crítico teria escrito que ela era apenas uma hipotética “dra”!!!. É esse o corpo de delito: duvidar publicamente da sua excelsa licenciatura em Direito! E a senhora ofendeu-se toda porque lhe telefonaram de todo o lado ( até do Brasil,da Espanha e da Itália, vejam lá!) , pondo em dúvida a sua licenciatura em…Direito.

Ora bolas! Sempre pensei que a putativa ofensa à honra, tinha, como substracto, o essencial do escrito: a flagrante pinderiquice cultural da ofendida. E com isso, podia bem o crítico, pois a prova da verdade dos factos, seria bem simples. Como hoje se demonstra.

Publicado por josé 19:56:00  

4 Comments:

  1. Dr. Assur said...
    Boa Páscoa para todos.
    josé said...
    Obrigado. Até amanhã...
    naoseiquenome usar said...
    "A pinderiquice cultural da ofendida" :) Gostei!

    BOA PÁSCOA!
    CCz said...
    "A pinderiquice cultural da ofendida"

    :) Também gostei!

    Boa Páscoa!

Post a Comment