Já alguém leu?

Ao cuidado do senhores deputados que integram Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar Ao Processamento, Disponibilização e Divulgação de Registos de Chamadas Telefónicas Protegidos Pela Obrigação de Confidencialidade

Ver aqui:

Despacho de arquivamento do processo Envelope 9

Publicado por Carlos 20:25:00  

5 Comments:

  1. josé said...
    Já agora, pode ler-se também o que esta Loja publicou nos dias que se seguiram à publicação pelo 24 Horas, sobre este mesmo assunto...

    Pode ser lido por aqui
    Não envergonha ninguém e envergonha alguns, como o inenarrável Ricardo Costa, da SIC, e outros.
    josé said...
    Na altura escrevi, sobre Pedro Tadeu e o seu grande jornal 24Horas, fã incondicional da "verdade, verdade, verdade":

    "Pedro Tadeu, sobre a manchete de hoje do seu jornal, um exemplo de grande jornalismo, só com paralelo no National Inquirer ou no Sun, afirmou esta coisa espantosa:
    os números de telefone que foram fornecidos pela Portugal Telecom a pedido dos investigadores e que não interessavam para a investigação, deveriam ter sido apagados...e assim nunca o seu jornal de referência de ética e qualidade profissional elevadíssima, os teria publicado! Incrível hipocrisia! Implacável lógica.
    Não menciona o facto de esses números poderem nem estar no processo. Nem se dá conta por um momento que seja que a informação entregue pela PT, poderia ter sido encriptada e não visível a quem investiga e sem interesse a não ser a quem se proponha fazer o trabalho árduo de descodificação, como aliás já foi reconhecido. Não! Isso interessa-lhe tanto como lhe interessa dizer que estão! Estão, porque estão, mesmo que a PGR diga que não estejam. Estão! Para Pedro Tadeu, não há nuances nas notícias nem estados de alma quanto à ética jornalística. Se alguém disse que estão, é porque estão...e pronto!
    E se não estiverem? Irá Pedro Tadeu tomar do próprio remédio que receita aos investigadores quanto à inadmissibilidade de procedimentos?! E portanto, demitir-se e pedir desculpa aos leitores?
    É o que vamos ver."

    O "é o que vamos ver" era mera retórica.
    Tanta como a da "verdade, verdade, verdade".
    António Campos said...
    Caro José, estavam mesmo. Encriptados mas estavam, o que me parece ser um erro de procedimentos da PT, de preferência a corrigir.
    josé said...
    Caro antónio campos:

    Parece que não estavam, embora fizessem parte do processo,formalmente, porque se encontravam num envelope apenso. Porém, este envelope nem sequer foi aberto; não foi examinado e foi preciso pedir uma "segunda via", sob forma digital em cd, que já nem trazia o ficheiro celerado.
    Isto é o que se diz no despacho de arquivamento do caso, se bem o li. Mas pode sempre fazer o mesmo, pois está ao alcance de um clic.

    Se isto é assim, nem compreendo toda esta polémica quando aquilo que verdadeiramente ela revela nem interessa aos jornalistas e ao público: como é que é possível e aceitável que um ex-PR continue a ter telefone de borla por conta do Estado? Onde é que isso está legalmente previsto?!
    António Campos said...
    Sim, é o que diz o despacho, que acrescenta que foi facultada a consulta das disquetes a 2 advogados.

    Temos então, que as 5 disquetas, com dados encripatados da conta estado não foram "tradadas" no processo Casa Pia.

    Essas disquetes, para além dos dados pedidos à PT, continham dados de facturação (em excel) de outros postos (telefones) da conta estado, situação já corrigida no CD.

    Apesar da PT se escudar em motivos técnicos, parece-me um erro, uma vez que quebra o sigilo que a lei prevê no acesso a esses mesmos dados: na prática entregaram dados que não foram judicialmente pedidos.

    É claro que o "alarido" se motivou em muito mais do que isso, segundo a factualidade apurada no inquérito, em suposições infundadas. Mas não é do alarido que eu falo.

    Aparentente (aqui uso o aparentemente uma vez que os ficheiros utilizados pelos jornalistas não foram analisados), os dados utilizados pelos jornalistas (em excel) são cópia das disquetes do "envelope 9" ou dos mesmos ficheiros (antes de serem reunidos nas disquetes).

Post a Comment